"Caso Magazine Luiza": presidente da Anamatra mentiu e foi irresponsável ao atacar juíza, dizem magistrados em nota "Caso Magazine Luiza": presidente da Anamatra mentiu e foi irresponsável ao atacar juíza, dizem magistrados em nota
O Antagonista

“Caso Magazine Luiza”: presidente da Anamatra mentiu e foi irresponsável ao atacar juíza, dizem magistrados em nota

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 23.09.2020 10:23 comentários
Brasil

“Caso Magazine Luiza”: presidente da Anamatra mentiu e foi irresponsável ao atacar juíza, dizem magistrados em nota

Boa parte dos juízes do trabalho está indignada com a presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Noêmia Aparecida Porto, por causa da entrevista que ela deu à rádio CBN, no último dia 22. A Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT), em nota divulgada hoje, diz que Noêmia Aparecida Porto atacou mentirosa e irresponsavelmente a juíza Ana Luiza Fischer, do TRT-3, por ela ter criticado no Twitter a decisão do Magazine Luiza de abrir processo seletivo apenas para negros, o que contraria a Constituição. O volume de ofensas foi tamanho que ela apagou o tuíte. Foi intimidada. A nota assinada por Otávio Calvet, presidente da entidade, afirma que, ao contrário do que a presidente da Anamatra afirmou à rádio, a posição de Ana Luiza Fischer não incomodou a categoria, e que não é verdade que programas direcionados à inclusão racial ou social são necessariamente legais...  

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 23.09.2020 10:23 comentários 0
“Caso Magazine Luiza”: presidente da Anamatra mentiu e foi irresponsável ao atacar juíza, dizem magistrados em nota
amagalu

Boa parte dos juízes do trabalho está indignada com a presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Noêmia Aparecida Porto, por causa da entrevista que ela deu à rádio CBN, no último dia 22. A Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT), em nota divulgada hoje, diz que Noêmia Aparecida Porto atacou mentirosa e irresponsavelmente a juíza Ana Luiza Fischer, do TRT-3, por ela ter criticado no Twitter a decisão do Magazine Luiza de abrir processo seletivo apenas para negros, o que contraria a Constituição. O volume de ofensas foi tamanho que ela apagou o tuíte. Foi intimidada. A nota assinada por Otávio Calvet, presidente da entidade, afirma que, ao contrário do que a presidente da Anamatra afirmou à rádio, a posição de Ana Luiza Fischer não incomodou a categoria, e que não é verdade que programas direcionados à inclusão racial ou social são necessariamente legais.

“Não são verdadeiras essas irresponsáveis declarações. Não há qualquer debate público ou consenso entre os milhares de magistrados do trabalho sobre tão novo assunto, sequer havendo notícia de judicialização da matéria nos nossos Tribunais. Ademais, a Anamatra não possui mandato para expressar a opinião da categoria sobre temas jurídicos”, diz Otávio Calvet, que também acusa Noêmia Aparecida Porto de atacar a liberdade de expressão de Ana Luiz Fischer, por ter pauta ideológica. De fato, a juíza é alvo da esquerda, por integrar a comissão da reforma trabalhista.

Leia a íntegra:

Nota pública em defesa da Juíza do Trabalho Ana Luiza Fischer

A ABMT, Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho, entidade que tem por finalidade social a defesa dos interesses da categoria e de seus associados, considerando a transcendência do tema, vem a público externar o seu integral apoio à Juíza do Trabalho Ana Luíza Fischer e esclarecer a sociedade sobre a equivocada manifestação da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho), por sua Presidente Noêmia Aparecida Garcia Porto, em entrevista à CBN, em 22.09.2020.

Na matéria em questão, intitulada “Associação se posiciona contra juíza que criticou programas de trainee exclusivos para negros”,  afirmou-se que a Juíza do Trabalho Ana Luiza Fischer, associada da ABMT, externou opinião em rede social que teria causado “incômodo na categoria” e que “programas direcionados à inclusão racial ou social são legais”.

Não são verdadeiras essas irresponsáveis declarações. Não há qualquer debate público ou consenso entre os milhares de magistrados do trabalho sobre tão novo assunto, sequer havendo notícia de judicialização da matéria nos nossos Tribunais. Ademais, a Anamatra não possui mandato para expressar a opinião da categoria sobre temas jurídicos.  A manifestação infeliz reflete apenas o entendimento pessoal da emissora ou, no máximo, da Diretoria de referida associação.

Por outro lado,  a conduta da Anamatra viola a liberdade de expressão de uma integrante da categoria, agindo de forma contrária ao que só teoricamente defende, como se percebe da matéria intitulada“Juízes recorrem contra decisão que restringe manifestação em redes sociais” publicada pelo mesmo veículo de comunicação em 19.12.2019, que informa haver tal associação recorrido contra resolução do CNJ que restringe a liberdade de expressão de magistrados.

Assim, impressiona que uma associação que parece perdida no tempo ataque de forma vil a liberdade de expressão de uma juíza, mas se explica: faz tempo que quem conhece o movimento associativo sabe que a Anamatra não conduz suas ações com base no interesse da magistratura, como se esperaria de uma associação de classe, mas prioriza sua pauta ideológica em detrimento até mesmo do direito e da defesa de uma magistrada trabalhista de se expressar livremente, sobre um tema complexo e controverso.

A propósito, a presidente da Anamatra, que se arvora corregedora das declarações de magistrados, para julgar e condenar uma colega de toga, sabe que o faz quando esta última passa por delicado momento de sua vida pessoal, ante o nascimento recente de seu filho. Sequer um mínimo de sensibilidade feminina foi demonstrada na lamentável entrevista concedida.

A ABMT defende, de forma intransigente, a independência dos magistrados do trabalho, para que possam decidir, no caso concreto, as questões que lhes forem postas, conforme a Constituição e as leis da República.

De igual maneira, a ABMT não abre mão da defesa da liberdade de expressão da magistratura trabalhista – a qual, dentre dos limites da Constituição e da lei, não se pode colocar à mercê de qualquer tipo de patrulhamento ideológico.

Otávio Calvet

Presidente da ABMT

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Justiça Eleitoral de Goiás torna Caiado inelegível por 8 anos

Visualizar notícia
2

Lançamento de “The Brutalist”: Tudo sobre o filme que promete virar um clássico

Visualizar notícia
3

Crusoé: Lula não confia em Alckmin?

Visualizar notícia
4

Sem liberação de emendas, deputados vão esvaziar pacote fiscal de Haddad

Visualizar notícia
5

Câmara amplia bomba fiscal e aprova refinanciamento da dívida dos Estados

Visualizar notícia
6

“A idolatria mórbida a Luigi Mangione”

Visualizar notícia
7

Crusoé: Fábrica da “droga da jihad” é encontrada na Síria

Visualizar notícia
8

Quase ninguém confia no pacote fiscal de Haddad, indica Quaest

Visualizar notícia
9

Os escolhidos do Planalto para aprovar o pacote fiscal

Visualizar notícia
10

Senador de Alagoas consegue boquinha para sogra na Câmara

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Câmara aprova criação da ‘Estatal do Lira’

Visualizar notícia
2

Regulamentação da Reforma Tributária avança na CCJ do Senado

Visualizar notícia
3

Israel retira tropas de cidade no Líbano após cessar-fogo

Visualizar notícia
4

Caiado aproveita inelegibilidade para reforçar candidatura em 2026

Visualizar notícia
5

Mais da metade dos americanos estão esperançosos pela volta de Trump, diz pesquisa

Visualizar notícia
6

STF liga gerador de lero-lero sobre imunidade parlamentar

Visualizar notícia
7

Decisão contra Caiado é rigor seletivo?

Visualizar notícia
8

Crusoé: Evo Morales acusa governo boliviano de tentar envenena-lo

Visualizar notícia
9

Y2K: Comédia e inteligência artificial em um filme que promete surpreender

Visualizar notícia
10

Onélia: a quinta esposa de ministro de Lula em tribunais de contas

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

ABMT Ana Luiza Fischer Anamatra CBN Constituição Magazine Luiza Noêmia Aparecida Porto Otávio Calvet programa de trainees só para negros X (antigo Twitter)
< Notícia Anterior

Incêndio em Alto-Forno da Usiminas que foi reativado em cerimônia com Bolsonaro

23.09.2020 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

8,5% dos brasileiros fizeram exame de Covid-19

23.09.2020 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Câmara aprova criação da ‘Estatal do Lira’

Câmara aprova criação da ‘Estatal do Lira’

Deborah Sena Visualizar notícia
Regulamentação da Reforma Tributária avança na CCJ do Senado

Regulamentação da Reforma Tributária avança na CCJ do Senado

Deborah Sena Visualizar notícia
Caiado aproveita inelegibilidade para reforçar candidatura em 2026

Caiado aproveita inelegibilidade para reforçar candidatura em 2026

Deborah Sena Visualizar notícia
Viih Tube perde 10kg após problemas com a saúde do filho

Viih Tube perde 10kg após problemas com a saúde do filho

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.