Carteira de Trabalho Digital, saiba como utiliza-la a seu favor
Conheça a modalidade da Carteira de Trabalho Digital.
Se você sempre achou a caderneta azul da Carteira de Trabalho complicada, com seus carimbos e registros manuais, prepare-se para uma ótima notícia!
A Carteira de Trabalho Digital chegou para simplificar sua vida.
O documento, que já é um velho conhecido dos trabalhadores, agora pode ser acessado diretamente do seu celular através de um aplicativo desenvolvido pelo próprio Governo Federal.
A princípio, entender a funcionalidade dessa inovação pode parecer um quebra-cabeças, mas estamos aqui para desmistificar isso.
Vamos explicar detalhadamente como acessar sua Carteira de Trabalho Digital, quais informações ela reúne e que passos você precisa seguir para obter essa versão digital da amada carteira física.
Portanto, continue conosco e descubra como a tecnologia pode simplificar a vida dos trabalhadores brasileiros.
O que é a Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho Digital, criada pelo Governo Federal do Brasil, é uma solução moderna e prática para registrar informações profissionais dos trabalhadores.
Funciona da mesma forma que a velha carteira física, oferecendo garantias para acessar todos os benefícios previstos em leis trabalhistas, como os da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
É importante destacar que, ao contrário do modelo antigo, a digitalização desse documento permite seu acesso instantâneo e simplificado.
Com ele, os trabalhadores têm acesso seguro e fácil às informações de seus históricos profissionais diretamente na palma da mão.
Quais informações consta na Carteira de Trabalho Digital?
Uma das maiores vantagens da Carteira de Trabalho Digital é a quantidade de informações que ficam disponíveis em um único local.
Confira as principais informações que você pode acessar através desse documento digitalizado:
- Informações pessoais do trabalhador;
- Histórico de trabalho;
- Abono salarial;
- Seguro-desemprego;
- Benefício TAC-Taxista;
- Benefício Emergencial;
- Informe de rendimentos;
- Vagas de emprego e processos seletivos;
- Extrato CAGED.
Quem pode solicitar a Carteira de Trabalho Digital?
Por vezes, muitas pessoas se perguntam se precisam estar empregadas formalmente para solicitar a Carteira de Trabalho Digital. A resposta é não!
Qualquer pessoa com um CPF ativo tem a possibilidade de obter a versão digital do documento.
Mesmo pessoas que nunca tiveram um contrato de trabalho formal no regime CLT estão aptas a se inscrever e usufruir dos benefícios desse serviço.
Como acessar pelo celular?
Se você decidiu se modernizar e quer acessar sua Carteira de Trabalho Digital pelo celular, siga este passo a passo simples:
- Baixe o aplicativo oficial do Governo Federal chamado “Carteira de Trabalho Digital” na loja de aplicativos do seu celular.
- Abra o aplicativo e insira seu CPF e a senha cadastrada no gov.br.
- Autorize o uso do login para concluir o acesso à Carteira de Trabalho Digital.
Feito isso, o aplicativo direcionará você para a tela inicial onde poderá consultar contratos de trabalho, informações pessoais, benefícios e outras funcionalidades disponibilizadas.
Consultando o número do PIS na CTPS
Muitos trabalhadores querem saber como acessar informações específicas, como o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital.
Abaixo, está um simples passo a passo:
- Abra o app Carteira de Trabalho Digital e faça login com as informações do gov.br;
- Na página inicial, selecione “Benefícios” na barra inferior do aplicativo;
- Clique em “Consultar abono salarial” e escolha uma opção de “ano-base”.
Nessa tela, você verá diversas informações, incluindo o número do PIS identificado como “NIT”.
A Carteira de Trabalho Digital é mais um avanço para facilitar o cotidiano dos trabalhadores brasileiros ao reunir todas essas informações essenciais em um único local acessível a qualquer momento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)