Carlos Graieb na Crusoé: A mãe dos burros
Comecei a ler no último feriado um livro chamado Ignorance: A Global History (Ignorância: Uma História Global), do historiador britânico Peter Burke. Sem demora – é claro – o Brasil me deu uma lição extra sobre o tema...
Comecei a ler no último feriado um livro chamado Ignorance: A Global History (Ignorância: Uma História Global), do historiador britânico Peter Burke. Sem demora – é claro – o Brasil me deu uma lição extra sobre o tema: por causa de uma campanha histérica feita na internet pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), a Universidade de Rio Verde, em Goiás, retirou da sua lista de leituras para o vestibular o romance Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios, do escritor Marçal Aquino.
Gayer, que provavelmente não leu o livro inteiro, denunciou-o por conter, na sua opinião, “absurdos pornográficos”. Preocupou-se com o fato de que não são apenas marmanjos que testam seus conhecimentos no vestibular: vez por outra, adolescentes de 14 anos também participam da prova. Gayer parece acreditar que o contato com uma obra literária que tem o sexo entre seus assuntos vai prejudicar para sempre o desenvolvimento de “nossas crianças”. Essa garotada, como é sabido, jamais tem a oportunidade de ouvir um palavrão no seu dia a dia. Curiosamente, o vídeo do deputado concentra em alguns segundos o vocabulário pesado que, no romance, está distribuído por 250 páginas.
Ao comentar o episódio, Marçal Aquino ponderou que, até pior do que a fala de Gayer, é o fato de a Universidade de Rio Verde ter retirado o livro de sua lista de leituras sem apresentar um argumento contrário, uma defesa sequer da escolha pedagógica de tratar da obra no vestibular. O escritor está certo. A Universidade agiu de maneira covarde. Foi indigna de sua missão de promover a educação, escolhendo em vez disso o preconceito.
Lançado em 2005, Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios é um dos bons livros da ficção brasileira contemporânea. Tem…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)