Caos e superlotação marcam encontro de megablocos na Consolação
Foliões enfrentam superlotação, empurra-empurra, grades derrubadas e atendimento médico; bloco de Calvin Harris precisou ser paralisado
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou que passou a proibir a entrada de público na Rua da Consolação, no centro da cidade, onde dois megablocos se encontraram neste domingo, 8, no pré-Carnaval. Foliões que acompanhavam o bloco da Skol, com o DJ Calvin Harris, e o Acadêmicos do Baixo Augusta, com Péricles, enfrentaram aperto e confusão. Grades de contenção foram derrubadas e pessoas prensadas.
Nunes disse, pelas redes sociais, que acompanhou a situação pelo Smart Sampa, centro de monitoramento de câmeras da cidade, e que o número de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e de ambulâncias foi reforçado.
“Na Consolação tem muita gente no show do Calvin Harris e tivemos que fazer o acionamento do plano de contingência, mas foi tudo bem”, afirmou.
A Polícia Militar também pediu que o público evitasse a região devido à grande concentração de foliões. A contenção foi organizada para permitir passagem de viaturas e ambulâncias, mas o público pressionou as grades e tentou furar a barreira.
Interrupções e atendimento médico
O bloco com Calvin Harris precisou ser paralisado temporariamente por causa da superlotação e do calor, que chegou a 27°C.
Foliões passaram mal e receberam atendimento emergencial. Alguns escalaram grades para fugir do empurra-empurra, e outros invadiram a área externa da Escola Paulista de Magistratura.
Dois megablocos no mesmo dia
A decisão de realizar dois megablocos simultâneos na Consolação havia sido criticada desde o anúncio no fim de janeiro. Especialistas em segurança já alertavam que o espaço não suportaria multidões, mesmo com apenas um bloco.
“Com um único bloco já ficavam milhares de pessoas paradas no local de dispersão, imagine o que irá acontecer agora, com dois”, disse Marta Porta, presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região.
O bloco da Skol começou às 11h30 com artistas brasileiros, e Calvin Harris subiu ao trio pouco depois das 15h, com mais de uma hora de atraso. O desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta atrasou mais de duas horas.
Às 14h55, o acesso de mais foliões foi fechado, e a Guarda Municipal assumiu o isolamento da área pelo percurso do trio elétrico.
Apesar do tumulto, a Polícia Militar afirmou que não houve registro de incidentes graves.
“O policiamento foi reforçado e, junto aos diversos órgãos atuantes, estão sendo adotadas medidas para garantir a fluidez e a segurança do público”, informou a PM.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)