Campos Neto: “Batalha contra a inflação não está ganha”
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), afirmou na sexta-feira (1º) que a “batalha” contra a inflação não está ganha, apesar...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), afirmou na sexta-feira (1º) que a “batalha” contra a inflação não está ganha, apesar da trajetória de queda.
“A inflação cheia tem um índice melhor em quase todos os lugares. Na ponta, alguns lugares começaram a demonstrar piora. Um pouco [por causa de] alimentos, mas vimos outros lugares. A batalha contra a inflação não está ganha (…). Estamos fazendo um voo suave, mas ainda não ganhamos”, disse.
Para o presidente do BC, é preciso fazer “a última milha” da “batalha” para que a inflação não volte “mais alta e mais persistente”.
“A inflação no Brasil em 12 meses está contaminada pelo último semestre do ano passado, que teve aquelas medidas de desoneração, mas a inflação bateu na meta, que é 3%, e voltou a subir um pouquinho. Hoje o mercado estima que vai continuar subindo no ano, mas é um efeito estatístico.”
Campos Neto participou do evento Lide Brazil Development Forum, em Washington, nos Estados Unidos.
Na sexta-feira, em meio às críticas a Campos Neto, Lula afirmou que continuará pressionando para que o BC baixe a taxa básica de juros.
Em agosto, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, de 13,75% para 13,25% ao ano. Esse foi o primeiro corte da Selic desde 2020.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)