Câmara adia para amanhã a votação do novo Código Eleitoral
Após acordo entre as lideranças partidárias, a Câmara dos Deputados adiou para amanhã (9) a votação do novo Código Eleitoral. Antes de apreciar o texto, os parlamentares vão analisar outras mudanças eleitorais...
Após acordo entre lideranças partidárias, a Câmara dos Deputados adiou para amanhã (9) a votação do novo Código Eleitoral.
Antes de apreciar o texto, os parlamentares vão analisar outras mudanças eleitorais que não estão previstas no Código, como a regra de restabelece a propaganda partidária em rádio e TV, cuja urgência de tramitação foi aprovada hoje.
De acordo com os deputados, a ideia é votar o projeto de lei complementar na tarde de quinta e fazer uma sessão extra na sexta-feira.
O parecer da relatora Margarete Coelho (PP-PI), com aproximadamente 900 artigos, prevê várias mudanças nas regras das eleições.
Entre as principais alterações, está o estabelecimento de uma quarentena obrigatória de cinco anos para militares, juízes, membros do Ministério Público e policiais. Contudo, essa regra só valeria para as eleições de 2026. A base do governo na Câmara tem trabalhado para que os militares e policiais sejam excluídos da regra.
Outra alteração do novo Código Eleitoral é a proibição da divulgação de pesquisas eleitorais na véspera e no dia do pleito. Além disso, os institutos de pesquisa passam a ser obrigados a divulgar o percentual de acerto das pesquisas realizadas nas últimas cinco eleições.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)