Calor extremo no Sudeste tem dia para acabar
Esta semana promete ser de grandes mudanças climáticas em diferentes partes do país. Após um domingo (24) com recordes de temperatura, a formação de um novo ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina trará instabilidades e provocará uma queda brusca nas temperaturas...
Esta semana promete ser de grandes mudanças climáticas em diferentes partes do país. Após um domingo (24) com recordes de temperatura, a formação de um novo ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina trará instabilidades e provocará uma queda brusca nas temperaturas.
No Sudeste, principalmente em São Paulo, haverá influência do ciclone, resultando em uma queda repentina nas temperaturas. São Paulo terá a máxima reduzida de 35° para 20°, no Rio de Janeiro cairá de 37°C para 22°C e em Vitória será de 37°C para 27°C, conforme apontado pelo MetSul Meteorologia.
Além disso, na terça-feira, São Paulo também enfrentará rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h devido ao ciclone.
O ciclone extratropical também afetará outras regiões. No sul, leste, litoral, região da Grande Porto Alegre e extremo norte do Rio Grande do Sul, há alerta para instabilidades. Em Santa Catarina, as nuvens de temporais serão reforçadas e parte do leste e sul catarinense ficará em alerta para chuva volumosa. Em Curitiba, por exemplo, a máxima de 42°C no domingo dará lugar a apenas 18°C na quinta-feira (28).
Apesar do calor intenso, há chances de pancadas de chuvas isoladas durante a semana em algumas capitais da região Norte, como Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Essa onda de calor atípico começou no dia 17 de setembro, ainda nos últimos dias do inverno, levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a ampliar o alerta para “grande perigo”.
No primeiro dia da primavera, várias regiões do Brasil registraram temperaturas acima dos 40ºC. O Centro-Oeste foi a área mais quente do país, com máximas na casa dos 42ºC por dois dias consecutivos.
Santa Catarina e Paraná também enfrentarão pancadas de chuva e temporais isolados, com ocorrência de ventos e granizo em diversos pontos. Na quarta-feira (27), a frente fria associada ao ciclone avançará pelos dois estados.
No Rio Grande do Sul, embora o estado esteja em alerta devido ao ciclone, as regiões Norte e Leste terão uma melhora gradual no tempo antes de dias ensolarados e firmes a partir de quinta-feira, com o afastamento do ciclone.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)