Cabral: 49 vezes corrupto
O Globo sistematizou os crimes denunciados pelo MPF em relação à organização criminosa liderada por Sérgio Cabral...
O Globo sistematizou os crimes denunciados pelo MPF em relação à organização criminosa liderada por Sérgio Cabral:
1) Sérgio Cabral – Apontado como o comandante do esquema criminoso que teria desviado ao menos R$ 224 milhões. Ele foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva ( 49 vezes), lavagem de dinheiro (164 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
2) Adriana Ancelmo – Mulher do ex-governador. Contratos de seu escritórios de advocacia com empresas que receberam incentivos fiscais do governo do Rio estão sob suspeita. Ela foi denunciada pelos crimes de lavagem de dinheiro (111 vezes) e quadrilha e organização criminosa.
3) Wilson Carlos – Wilson Carlos Cordeiro da Silva de Carvalho aparece nas investigações como o articulador de pagamentos a Cabral. Ele foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva (49 vezes), lavagem de dinheiro (2 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
4) Hudson Braga – Hudson Braga, considerado o homem forte da área de obras do governo Cabral. Segundo as investigações, ele usou empresas criadas em seu nome e em nome de parentes para receber dinheiro por meio de contratos simulados de prestação de serviços. Ele foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva ( 25 vezes), lavagem de dinheiro (5 vezes) e quadrilha e organização criminosa.
5) Carlos Emanuel de Carvalho Miranda – Tinha papel central no esquema do governo Cabral, segundo as investigações. Ele corria as empresas para cobrar a fatura pelos contratos, aditivos e outros repasses. Recebia o dinheiro e forjava contratos de sua empresa com as empreiteiras para justificar patrimônio. Ele foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva (24 vezes), lavagem de dinheiro (152 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
6) Luiz Carlos Bezerra – Apontado como um dos operadores de Cabral no esquema na ausência de Miranda. Ele foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro (110 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
7) Wagner Jordão Garcia – Um dos operadores ligados ao ex-secretário Hudson Braga. Ele foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva (25 vezes), lavagem de dinheiro (1) e quadrilha e organização criminosa (1).
8) Pedro Ramos de Miranda – Assessor pessoal de Cabral, bombeiro atuava também como motorista e frenquentemente recolheia joias para o ex-governador e a mulher. Ele foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro (64 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
9) Paulo Fernando Magalhães Pinto – Apontado como “laranja” de Cabral. Ele é suspeito de ser “testa de ferro” do ex-governador na compra de uma lancha avaliada em R$ 5 milhões. Ele foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro (49 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
10) José Orlando Rabelo – Outro operador ligado ao ex-secretário de Obras Hudson Braga. Ele foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro (3 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
11) Luiz Paulo Reis – Apontado como “laranja” e sócio do ex-secretário de Obras Hudson Braga. Ele foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro (5 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
12) Carlos Jardim Borges – Proprietário do Condomínio Resort e PortoBello, em Mangaratiba. É acusado de fazer contratos fictícios com o escritório de Adriana Ancelmo. Ele foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro (3 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
13) Luiz Alexandre Igayara – Dono da empresa Reginaves, também acusado de fazer contratos fictícios com o escritório de Adriana Ancelmo. Ele foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro (3 vezes) e quadrilha e organização criminosa (1).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)