BYD usa Motta e Lula como ‘garotos propaganda’ de carros chineses
A Câmara dos Deputados recebeu três veículos da montadora chinesa a título de teste; a Presidência da República também tem uma unidade
A montadora BYD resolveu utilizar o presidente Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), como garotos propaganda de seus carros chineses no Brasil.
Como mostramos, o petista recebeu, ainda em 2024, o modelo Tan EV em regime de comodato. Neste ano, houve a renovação do regime de comodato por mais um ano.
Agora, quem recebeu três veículos da marca chinesa foi o presidente da Câmara. Para Motta, a montadora disponibilizou o modelo TAN blindado e dois modelos King GL. O primeiro está avaliado em aproximadamente 540 mil reais; o segundo, em cerca de 170 mil.
O modelo TAN foi lançado no final de 2021 como o primeiro modelo de passeio comercializado pela marca no Brasil. O modelo possui o nome original de Tang, em referência a uma das dinastias da China imperial, mas foi rebatizado como Tan no mercado brasileiro por questões relacionadas à marca de sucos.
Já o King é um sedã médio que tenta competir no país com o Toyota Corolla.
Assim como aconteceu com a Presidência da República, os três veículos também foram cedidos a título de teste. O contrato foi assinado em dezembro do ano passado, mas divulgado apenas nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.
Além da Presidência da República e da Câmara, o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também têm veículos cedidos pela montadora chinesa.
Em dezembro de 2024, a cessão de veículos para Lula virou alvo de constrangimento para o Palácio do Planalto. Isso porque, a montadora foi obrigada a suspender um contrato com a construtora terceirizada Xinjiang, após denúncias de trabalho análogo à escravidão na fábrica de Camaçari, na Bahia.
Em 2025, o deputado federal Luiz Carlos Haluy (Podemos-PR) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender o contrato de comodato que a montadora chinesa BYD assinou com a Presidência da República para cessão gratuita dos veículos elétricos.
O comodato é um tipo de empréstimo em que um bem é cedido sem ônus e por tempo determinado para outra pessoa (física ou jurídica).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)