Brasileiros compraram 270 mil armas nos últimos nove meses, diz instituto
Nos últimos nove meses, 270 mil novas armas foram adquiridas legalmente por cidadãos brasileiros. O número foi obtido por meio de Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo Instituto Sou da Paz...
Nos últimos nove meses, 270 mil novas armas foram adquiridas legalmente por cidadãos brasileiros. O número foi obtido por meio de Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo Instituto Sou da Paz.
O número ajuda a entender o efeito direto da decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que há nove meses está com vistas de uma ação que julga um decreto de Bolsonaro, publicado em 2019, e que afrouxa as regras para aquisição de armamentos e munições.
O conjunto de oito ações na Suprema Corte foi apresentado por partidos de oposição em 2019. Os decretos editados pela Presidência da República e pelo Exército facilitam o porte e a aquisição de armas e munição, incluindo as de uso restrito. Os textos abrem também a possibilidade de que CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) ampliem sua coleção e possam utilizá-la nas ruas.
A corte começou a julgar o caso em março do ano passado, e o debate já foi suspenso para vistas por três vezes: primeiro por Rosa Weber, durante um mês, e por Alexandre de Moraes, por cinco meses. Ambos retornaram com votos pela inconstitucionalidade da medida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)