
Bolsonaro tenta se defender de crise indígena
Relatório da CPI citada por Bolsonaro recomendava o fortalecimento de órgãos como a Funasa e a Funai com ampliação do quadro de servidores
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para tentar se defender de ataques pela situação do povo yanomani.
“A verdade Yanomami: nunca um Governo dispensou tanta atenção e meios aos indígenas como Jair Bolsonaro”, escreveu nas redes sociais. Ele ainda citou a CPI instaurada em 2008 para apurar casos de desnutrição e morte entre crianças indígena.
O relatório da CPI citada por Bolsonaro recomendava o fortalecimento de órgãos como a Funasa e a Funai. Dentre as ações par isso, sugeria-se a ampliação do quadro de servidores.
A Terra Indígena Yanomani, em Roraima, é um dos maiores territórios indígenas do Brasil. No dia 20 de janeiro o Ministério da Saúde declarou estado de emergência de saúde pública para enfrentar a desistência ao território.
Nas últimas semanas, ao menos mil indígenas foram resgatadas em situação grave de saúde, inclusive desnutrição e malária. A região sofre com a exploração ilegal de garimpo.
Caso aprovado, seu comentário será publicado em até 4 minutos.
Assine O Antagonista+ Crusoé e acesse todos os recursos.