Bloqueio do X é “questão extremamente simples”, diz Barroso
Presidente do Supremo Tribunal Federal se manifesta sobre a suspensão da plataforma no Brasil
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), presidente do Supremo Tribunal Federal, classificou o bloqueio do X no Brasil como uma “questão extremamente simples”.
“O X está suspenso por uma razão singela: não tem representação no Brasil e a legislação diz que para operar no Brasil tem que ter um representante no Brasil. Simples assim”, disse o magistrado.
A declaração foi feita na sexta-feira, 20, depois de o ministro participar de um evento em Nova York.
Barroso integra a comitiva brasileira que acompanhará o presidente Lula nos EUA para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Barroso disse ainda que o X deveria excluir publicações “dando nome e endereço de pessoas” que convocam para “hostilizar autoridade na porta da sua casa e agredirem a sua família”.
Como noticiamos, a empresa responsável pela rede social X nomeou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal no Brasil.
Ela era a última representante legal da plataforma no país e havia deixado o cargo após, segundo a empresa, ter sido ameaçada de prisão.
Desbloqueio do X no Brasil
A formalização abre caminho para o desbloqueio da rede social no país. A plataforma está suspensa no Brasil desde o final de agosto.
A empresa ainda precisa bloquear seis perfis que são alvos de ordem judicial, dentre eles o do senador Marcos do Val (Podemos-ES).
O X também deve pagar uma multa milionária pelos dias em que sua plataforma voltou a ficar acessível no Brasil nesta semana, em desrespeito ao bloqueio determinado pelo ministro Alexandre de Moraes.
Leia também: Moraes quadruplica multa a X por manter perfil de Do Val
A rede social havia sido multada pela manutenção dos perfis bloqueados, mas essa dívida foi paga por transferência de fundos da Starlink, empresa de telecomunicações que pertence ao dono do X, o bilionário Elon Musk.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)