Base de Lula teme derrota em pedido de suspensão de acordos de leniência
Partidos da base do governo Lula no Congresso temem que André Mendonça (foto) rejeite seu pedido para suspender o pagamento das multas dos acordos de leniência de empresas na Operação Lava Jato...
Partidos da base do governo Lula no Congresso temem que André Mendonça (foto) rejeite seu pedido para suspender o pagamento das multas dos acordos de leniência de empresas na Operação Lava Jato, informa o Painel da Folha.
Como publicamos mais cedo, Mendonça foi sorteado para ser o relator do caso no STF. Três siglas da base aliada —PSOL, PCdoB e Solidariedade— pediram a suspensão ao Supremo, criticando o que chamaram de “hermenêutica punitivista e inconstitucional do lavajatismo”.
Ocorre, porém, que Mendonça participou da negociação de seis desses acordos de leniência quando era assessor especial da CGU (Controladoria-Geral da União), entre 2016 e 2018. “Ele me ajudou muito, foi fundamental para que esses acordos fossem assinados”, disse ao jornal paulistano o ex-ministro-chefe da CGU Wagner Rosário.
Entre as empresas que assinaram acordos de leniência nesse período estão as empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e UTC, todas alvos da Lava Jato. “Segundo pessoas que acompanham a questão, a designação de Mendonça como relator (…) pode indicar que o tema não deve prosperar na corte”, escreve a Folha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)