Barroso diz ser “ator institucional, não político”
Luís Roberto Barroso (foto) se pronunciou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (29), após a crise em torno de sua declaração, no último domingo (24), de que as Forças Armadas estariam sendo orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro...
Luís Roberto Barroso (foto) se pronunciou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (29), após a crise em torno de sua declaração, no último domingo (24), de que as Forças Armadas estariam sendo orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro.
Sem mencionar o episódio, criticado por Jair Bolsonaro e militares, o ministro do STF disse: “Sou, como todos os juízes são, um ator institucional, não um ator político. E, portanto, meus compromissos são com a interpretação e a defesa da Constituição”. Ele também afirmou que a democracia tem espaço para conservadores e progressistas e que “só não tem lugar para quem quer destruí-la”.
Barroso participou do encerramento de um seminário promovido pelo TRE-RJ para juízes e desembargadores com atuação eleitoral. O ex-presidente do TSE palestrou sobre a integridade do sistema de votação do país, ao qual se referiu como “seguro, transparente e auditável”. “O Brasil tem muitos problemas, mas nosso sistema de votação não é um deles”, disse Barroso.
LEIA MAIS na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)