Baleia-de-Bryde surpreende remadores em Praia Grande, SP
Encontro raro com uma Baleia-de-Bryde encanta remadores em Praia Grande, SP
Uma manhã ensolarada de quarta-feira (7) trouxe uma surpresa agradável para um grupo de remadores e praticantes de stand-up paddle no Canto do Forte em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. Uma baleia-de-bryde, do gênero Balaenoptera sp., fez uma aparição repentina, nadando tranquilamente entre as pessoas que estavam aproveitando o mar.
Inusitada aparição registrada por frentista
Guilherme Santos, um frentista de 21 anos e remador do grupo de treino RemaForte, conseguiu fazer um vídeo do raro encontro por volta das 8h de terça-feira (6), próximo ao Parque Estadual Xixová Japuí.
Avaliação de especialista confirma a espécie da baleia
O vídeo foi compartilhado com os biólogos Eric Comin e Alex Ribeiro que, após análise, confirmaram que se tratava de uma baleia-de-bryde, espécie comum em várias partes do mundo. “A gente observa que ela é mais tímida, não ‘sobe’ na presença do pessoal. Eu identifiquei pelo borrifo dela. Ela estava ali na costeira se alimentando, comendo sardinha, com certeza”, afirmou Eric.
Cuidados ao se deparar com estes gigantes do mar
Apesar da beleza do encontro, Alex alerta para os perigos da proximidade com estes animais. Mesmo sem o risco de ataque, o deslocamento de baleia pode virar embarcações ou derrubar pessoas na água. Ele faz um alerta: “Existe um protocolo mundial sobre aproximação. Caso esteja em uma embarcação motorizada, a pessoa deve desligar o veículo e manter distância de 100 metros.”
A advogada Daniela Veltri, que estava a poucos metros da baleia, conta que houve uma preocupação sobre a baleia encalhar, mas isso não aconteceu. “Eu estava saindo do mar quando ouvi aquele barulho gigantesco, e ela estava muito do meu lado”, diz Daniela.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)