Aras pede a Celso de Mello para arquivar acusação do PT contra Moro
Augusto Aras pediu hoje a Celso de Mello que arquive um pedido de Gleisi Hoffmann para que Sergio Moro seja investigado por suposta prática de concussão e prevaricação. Ela acusou o ex-ministro por ter pedido a Augusto Heleno que garantisse à sua família uma pensão caso fosse assassinado por causa do trabalho de combate ao crime no governo...
Augusto Aras pediu hoje a Celso de Mello que arquive um pedido de Gleisi Hoffmann para que Sergio Moro seja investigado por suposta prática de concussão e prevaricação.
Ela acusou o ex-ministro por ter pedido a Augusto Heleno que garantisse à sua família uma pensão caso fosse assassinado por causa do trabalho de combate ao crime no governo.
E também por ter, segundo Jair Bolsonaro, condicionado sua permanência no Ministério da Justiça a uma indicação para uma vaga no Supremo.
Gleisi também acusou o ex-ministro por não ter impedido a troca da chefia da Polícia Federal no ano passado por pressão do presidente.
Em parecer enviado a Celso de Mello, Aras afirmou que o caso já é investigado no mesmo inquérito sobre Bolsonaro, e que cabe somente à PGR avaliar se denuncia o presidente e o ex-ministro ao final da apuração.
“A presente notícia-crime não menciona a suposta ocorrência de fato novo, mas, eventualmente, a capitulação jurídica nova aos fatos já objeto de apuração. Tal desiderato carece de utilidade, na medida em que somente após o encerramento da investigação preliminar é que o Ministério Público, na qualidade de dominus litis, formará o seu convencimento quanto à acusação (opinio delicti), a incluir, eventualmente, capitulação jurídica diversa daquelas provisoriamente indicadas no juízo hipotético inaugural”, afirma o parecer.
Ao pedir o inquérito sobre Bolsonaro, Aras não mencionou a suspeita, em relação a Moro, do possível cometimento do crime de concussão, que consiste em exigir vantagem indevida antes de assumir função pública e em razão dela, cuja pena é de 2 a 12 anos de prisão.
Com o parecer de Aras, Celso de Mello deve arquivar a notícia-crime, como tem feito em relação a vários outros pedidos semelhantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)