Atos de 8 de janeiro: nem O Globo concordou com penas excessivas do STF
Em editorial publicado nesta terça-feira, o jornal O Globo critica as penas excessivas estipuladas para os réus dos atos de 8 de janeiro. “O Supremo Tribunal Federal (STF) está há meses sob intenso escrutínio. Democratas sinceros são unânimes em reconhecer"...
Em editorial publicado nesta terça-feira, o jornal O Globo critica as penas excessivas estipuladas para os réus dos atos de 8 de janeiro.
“O Supremo Tribunal Federal (STF) está há meses sob intenso escrutínio. Democratas sinceros são unânimes em reconhecer que a Corte foi decisiva na defesa da democracia contra as ameaças golpistas e no combate à pandemia. O desenrolar dos últimos fatos, porém, trouxe fissuras na unanimidade em torno do Supremo. Não são propriamente críticas, mas antes temores”, afirma o jornal.
“Um (…) fato recente alimentou os temores [sobre os excessos no Tribunal]: o rigor das penas no julgamento do 8 de Janeiro. Os três primeiros réus receberam sentenças entre 14 e 17 anos. Jamais se deve negar a gravidade dos crimes que cometeram, nem o risco à democracia, muito menos a necessidade de punição. Mas é razoável questionar por que condenados por colocar uma bomba num caminhão-tanque perto do aeroporto de Brasília — também com intuito de fomentar intervenção militar — receberam penas menores, inferiores a dez anos”, analisa o jornal fluminense.
Ou seja. Nem o jornal O Globo concordou.
Isso é sintomático.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)