AtlasIntel: Prefeitos têm vantagem em eleição no Rio e na Bahia
O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD; foto) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) tem vantagem na corrida eleitoral para garantir um segundo mandato nas eleições deste ano...
O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD; foto) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) tem vantagem na corrida eleitoral para garantir um segundo mandato nas eleições deste ano. Os resultados são da pesquisa AtlasIntel, publicada neste domingo, 31.
No cenário da capital fluminense, o atual prefeito, em seu terceiro mandato, tem 43,9% das intenções de voto, contra 23,1% de Alexandre Ramagem (PL), deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob Jair Bolsonaro. Ele tem empate técnico com o também deputado federal Tarcísio Motta (Psol), que aparece com 21,6% da preferência do eleitor carioca.
Na eleição passada, em 2020, Paes venceu o então prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) com facilidade. Nesta eleição, no entanto, o partido ligado a Igreja Universal não deve contar com a candidatura do bispo próximo ao líder Edir Macedo. Crivella é hoje deputado federal pelo partido.
Cenário eleitoral em Salvador
No levantamento da AtlasIntel, o prefeito de Salvador tem a vantagem mais confortável, entre as grandes capitais, para uma reeleição. Se a eleição fosse hoje, Bruno Reis (União Brasil) teria 51% da preferência do eleitor. Como os outros candidatos não chegam a 30% somados, o indicativo é que Bruno levaria a eleição tranquilamente em primeiro turno.
Nome ligado ao ex-prefeito ACM Neto (de quem já havia sido vice), Bruno Reis foi eleito em 2020 já sem dificuldades, em primeiro turno.
Cenário eleitoral em Fortaleza
A implosão do PDT cearense parece estar indicando os primeiros frutos na capital. Lá, o atual prefeito, José Sarto (PDT), aparece em segundo lugar, com 25,6% das intenções de votos. Com três pontos percentuais de vantagem, está o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).
Em seguida, vem nomes do PT (Evandro Leitão, recém-filiado ao partido, tem 14,2%) e do PL de Jair Bolsonaro (o deputado federal André Fernandes, com 12,9%).
Eleição em Belo Hoirzonte
A eleição na capital mineira inicia 2024 com a possibilidade de um fiasco para o atual prefeito da cidade. Fuad Noman (PSD), ex-vice de Alexandre Kalil, ainda tem 5,5% das intenções de voto e está em quinto lugar na disputa.
A liderança é de Bruno Engler (PL), deputado estadual de 26 anos apoiado por Jair Bolsonaro. Hoje ele tem 31,4% das intenções de voto, contra 21% do deputado federal Rogério Correia (PT).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)