17.10.2019
Vídeo – Atirador de tomates é levado pela polícia ao protestar no STF
O ativista Ricardo Rocchi, líder do Tomataço, foi retirado da Praça dos Três Poderes hoje, em frente ao STF, enquanto protestava com um megafone contra o fim da prisão em 2ª instância...
[video mp4="https://cdn.oantagonista.net/uploads/2019/10/protesto.mp4"][/video]
O ativista Ricardo Rocchi, líder do Tomataço, foi retirado da Praça dos Três Poderes hoje, em frente ao STF, enquanto protestava com um megafone contra o fim da prisão em 2ª instância.
Alvo do inquérito inconstitucional decretado por Dias Toffoli, ele foi proibido por Alexandre de Moraes de se aproximar a menos de 200 metros dos ministros.
Seguranças da Corte o reconheceram e acionaram a Polícia Militar. Após prestar depoimento ao delegado, ele foi liberado. Responderá por descumprir a medida imposta por Moraes.
“Vim para Brasília só com meu megafone, a 80 metros, mas sem tomate. Eles acharam que ia acertar? Nesse caso, estava atrás de uma grade e de um vidro”, disse a O Antagonista.
No ano passado, a juíza federal Renata Lotufo rejeitou denúncia contra Rocchi por suposta incitação ao crime. Entendeu que tentativas de jogar tomates em ministros é exercício da liberdade de expressão.
Rocchi pretende voltar ao STF na semana que vem.
“Vou voltar no dia 23, e vou levar uma trena para medir os 200 metros e ficar no final dela. Mas vou levar um megafone três vezes maior, para todo mundo me ouvir.”
Assista: