Até crianças com câncer já foram vítimas de escândalos na Saúde
Os recentes escândalos envolvendo pedidos de propina em negociações para a compra de vacinas contra a Covid. A Crusoé relembrou casos de desvios na compra de remédios para crianças com câncer e portadores de doenças raras...
Os recentes escândalos envolvendo pedidos de propina em negociações para a compra de vacinas contra a Covid. A Crusoé relembrou casos de desvios na compra de remédios para crianças com câncer e portadores de doenças raras.
“Depois de quatro anos comprando um medicamento produzido por uma empresa japonesa em parceria com um laboratório alemão, para tratar um tipo de leucemia predominante em crianças e adolescentes, em 2016 o Ministério da Saúde decidiu trocar de fornecedor. Questionava-se à época o custo elevado do remédio importado e distribuído pelo SUS, cerca de 170 dólares a unidade, e o fato de a compra ser feita sem licitação.”
“Mas o que ocorreu em seguida alarmou a comunidade médico-científica. A partir de um bem-sucedido lobby, o ministério decidiu comprar um desconhecido remédio produzido por um laboratório chinês e que seria distribuído no Brasil por uma empresa sediada no Uruguai.”
“O negócio era adornado por um bonito discurso de que possibilitaria uma economia significativa para o governo – o custo unitário era de 38 dólares –, mas representava um alto risco à vida dos pacientes que receberiam o remédio.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)