Associação do TCU envia nota a senadores contra PEC da farra com nosso dinheiro
A Associação da Auditoria de Controle Externo do TCU (AUD-TCU) encaminhou uma nota a senadores que compõem a CCJ pedindo que seja suprimido trecho da PEC da farra com nosso dinheiro...
A Associação da Auditoria de Controle Externo do TCU (AUD-TCU) encaminhou uma nota a senadores que compõem a CCJ pedindo que seja suprimido trecho da PEC da farra com nosso dinheiro.
A proposta, de autoria de Gleisi Hoffmann, permite a transferência direta de recursos de emendas parlamentares a estados, Distrito Federal e municípios sem vinculação a uma finalidade específica. O texto ainda retira do TCU a atribuição de fiscalizar as transferências e a impõe aos órgãos de controle interno dos estados e municípios.
“Ao que parece, o principal objetivo dos congressistas é afastar a exigência de condicionantes de entrega dos recursos federais, de modo a possibilitar que os entes subnacionais, mesmo quando não comprovarem o cumprimento de uma série de exigências constitucionais reproduzidas no texto da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), possam receber recursos das emendas parlamentares individuais.”
E conclui:
“A aposta nos órgãos locais de controle, com redução das competências dos órgãos federais de controle, revela um contrassenso sem precedente, uma vez que a criatividade contábil-fiscal liderada pelos Tribunais de Contas estaduais constitui uma das causas para o colapso financeiro por que passam vários deles. Foram decisões dos TCE que legitimaram gastos excessivos de pessoal nos estados em patamares bem acima do limite de alerta fixado pela LRF.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)