Assobiando no escuro
Algumas crianças, como meu filho mais novo, entram assobiando em quartos escuros para espantar os fantasmas. Estou entrando em 2022 desse jeito: assobiando para ver se esconjuro o espectro de um novo mandato para Lula ou Bolsonaro...
Algumas crianças, como meu filho mais novo, entram assobiando em quartos escuros para espantar os fantasmas. Estou entrando em 2022 desse jeito: assobiando para ver se esconjuro o espectro de um novo mandato para Lula ou Bolsonaro.
Se um dos dois vencer as eleições, outros 5% do meu tempo na Terra serão automaticamente estragados. Eu fiz as contas. A vida média de um brasileiro é de 78,6 anos. Assim, cada mandato presidencial de 4 anos corresponde a pouco mais de 5% da vida de um cidadão. É apavorante.
Há um sem número de questões concretas que tornam um segundo mandato de Bolsonaro ou um novo mandato de Lula intoleráveis, das mortes na pandemia aos bilhões desviados da Petrobras. Elas são a matéria-prima de O Antagonista.
Neste texto de Ano Novo, contudo, minha quizila é simplesmente com o fato de Lula e Bolsonaro se preocuparem demais em erigir a própria estátua, além de mobilizarem emoções o tempo todo contra inimigos ideológicos. Eles são intrusivos demais. Isso envenena o ambiente e faz com que a política ocupe um espaço excessivo no cotidiano do país.
Como o meu trabalho é acompanhar a política e escrever sobre ela, você deve estar achando que eu enlouqueci. Pior ainda: meus patrões, Mario e Diogo, podem estar achando o mesmo. Mas estou sendo honesto. Existencialmente, essa me parece a coisa certa a desejar: uma vida com mais espaço para o que não é política. Peço esse tipo de coisa pulando sete ondinhas no réveillon.
Existem algumas máximas que os políticos não repetem em voz alta. Uma delas é que cano enterrado não dá voto. Significa que dedicar tempo demais a tarefas importantíssimas, mas de pouca visibilidade, como prover saneamento básico, não ajuda ninguém a ganhar eleições.
O presidente dos meus sonhos seria exatamente assim. Passaria quatro anos enterrando canos, e outras coisas desse gênero, para depois partir em direção ao sol poente. Você mal perceberia que ele existe.
Mas não precisamos ir tão longe. Garantir que Bolsonaro e Lula fiquem longe do poder já será um grande passo na direção correta. Vou assobiar bastante para que isso aconteça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)