Aprenda a melhorar sua restituição do Imposto de Renda
A escolha pelo formulário completo da declaração pode ser a mais vantajosa para aqueles que possuem gastos relacionados a...
Com o período para a declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023) começando no dia 15 de março e terminando em 31 de maio, viemos trazer algumas dicas para melhorar a sua restituição do seu tributo.
Apesar de representar uma tarefa tediosa para alguns, a declaração pode significar um dinheiro extra para muitos através da restituição.
Sendo assim, trouxemos dicas de especialistas para lhe auxiliar neste processo, que pode aumenta o valor restituído do seu tributo.
Como melhorar sua restituição do Imposto de Renda
A escolha pelo formulário completo da declaração pode ser a mais vantajosa para aqueles que possuem gastos relacionados a dependentes, saúde e educação.
Na declaração simplificada, o valor deduzido limita-se a 20% da renda tributável, não ultrapassando R$ 16.754,34.
Contudo, se as despesas citadas superam esse valor, o melhor é optar pela declaração completa.
Dessa forma, você poderá realizar deduções mais robustas, segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme.
Benefícios da previdência
O valor descontado da remuneração do trabalhador para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é dedutível.
Outro ponto interessante é a construção de um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), onde é possível deduzir até 12% da renda tributável bruta do ano.
Dependentes e seus benefícios
Para cada dependente, é possível acrescentar deduções relativas à educação e à saúde, contemplando áreas como:
- Creches
- Pré-escolas
- Ensino fundamental, médio, superior
- Ensino Profissional
No entanto, atividades complementares como cursos de idiomas, dança e esportes não são dedutíveis. O mesmo acontece com despesas com material escolar, uniforme e transporte.
Na saúde, todas as despesas dependem do detalhamento na nota fiscal, as quais devem ser integralmente declaradas, mesmo que o abate seja limitado.
Pensão alimentícia e livro-caixa
Qualquer valor pago referente à pensão alimentícia pode ser integralmente dedutível, caso esteja previsto em acordo ou sentença judicial.
Para profissionais liberais, a dedução de livro-caixa é uma opção.
Nela, são inclusas despesas decorrentes do exercício da atividade não assalariada essenciais para a realização do trabalho.
Importante lembrar que cada detalhe importa na hora de preencher a declaração do imposto de renda e que todas as informações devem ser verídicas para evitar problemas com a Receita Federal.
As dicas contidas neste artigo podem auxiliá-lo a chegar mais próximo da restituição máxima.
Fonte: Extra/Globo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)