Appio aciona STF para reassumir 13ª Vara Federal de Curitiba
O juiz federal Eduardo Appio (foto) apresentou, na sexta-feira (22), uma petição ao Supremo Tribunal Federal para reassumir a...
O juiz federal Eduardo Appio (foto) apresentou, na sexta-feira (22), uma petição ao Supremo Tribunal Federal para reassumir a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam os processos remanescentes da Lava Jato.
Em maio, o magistrado foi afastado por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por suspeita de ser autor de ligação com ameaças ao filho do desembargador Marcelo Malucelli.
O tribunal, em setembro, considerou Appio suspeito para conduzir os processos da Java Jato e anulou todas as decisões tomadas por ele. Como mostramos, essa decisão foi anulada nesta semana pelo ministro Dias Toffoli.
Na petição, Appio se disse “vítima cruel do lavajatismo” e afirmou que “a prova que ensejou” seu afastamento “consiste em vídeo realizado pelo genro de Sérgio Moro, um dos mais notórios patriarcas da Operação Lava-Jato”.
“Os celulares através dos quais foram realizados os supostos diálogos não foram apreendidos ou periciados”, disse.
“A violação à cadeia de custódia assume proporções particularmente graves na medida em que o Sérgio Moro reconheceu, explicitamente, que atuou diretamente em busca do afastamento do peticionário, ao passo que, também consoante fato notório, o mesmo possui relações estreitas com João Eduardo Barreto Malucelli”, acrescentou.
Appio se tornou alvo de investigação porque é suspeito de ser autor de ligação com ameaças ao filho do desembargador Marcelo Malucelli, o advogado João Eduardo Barreto Malucelli.
Leia também: Salomão designa audiência que pode decidir volta de Appio ao cargo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)