Apagões: Alckmin fala sobre problema ainda no Maranhão
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB; foto), afirmou agora há pouco que ainda há problemas no reestabelecimento de energia...
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB; foto), afirmou agora há pouco que ainda há problemas no reestabelecimento de energia em parte do Maranhão.
Moradores de quase todos estados e do DF foram afetados por apagões pela manhã desta terça-feira (25). Apenas Roraima não foi atingida por não estar vinculado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
“A gente deverá em poucas horas, se tudo correr bem, estar com tudo normalizado. E aí, vai se investigar a causa dessa perda de carga. Mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, dos seus técnicos, da equipe toda”, disse Alckmin em entrevista no início da tarde.
“Conversei com o [ministro] substituto Efraim [Pereira da Cruz], que é secretário-executivo. E está indo bem. Estão com um problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema”, acrescentou.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o apagão foi causado por um evento de “separação elétrica” dentro do SIN, que conecta toda a geração de carga no país.
É como se as torres das regiões Norte-Nordeste, que conecta o sistema elétrico da região, se desconectasse do resto das torres que trocam energia com as outras regiões.
Com o evento, a decisão do ONS foi de diminuir de maneira controlada as cargas nas regiões Sul e Sudeste-Centro-Oeste, o que teria evitado a propagação do efeito.
A recuperação, no entanto, segue lenta. Os subsistemas Sul e Sudeste-Centro-Oeste já tiveram suas cargas restabelecidas, mas apenas 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste havia sido recomposto até às 10h20.
Dos 19 mil MW de carga perdida no sistema durante a crise às 8h30, cerca de 15 mil MW já haviam sido recuperados até às 11h15. Como o consumo tende a aumentar durante o dia, a carga ainda está cerca de 10,5 mil MW abaixo da demanda média para o horário, de acordo com dados do próprio ONS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)