Anvisa cancela registro de spray nasal israelense
A Anvisa cancelou nesta quarta (19) a notificação do spray nasal israelense Taffix, que a Belcher pretende importar para o Brasil. O cancelamento foi publicado no Diário Oficial....
A Anvisa cancelou nesta quarta (19) a notificação do spray nasal israelense Taffix, que a Belcher pretende importar para o Brasil.
O cancelamento foi publicado no Diário Oficial.
“Notificação” é o termo utilizado pela Anvisa para a regularização de produtos para saúde isentos de registro – que não são medicamentos.
Segundo a agência, “[o] produto apresenta em suas alegações ser utilizado para bloquear vírus dentro da cavidade nasal e por ser altamente eficaz no bloqueio de vários vírus respiratórios, incluído o SARS-CoV-2. No entanto, evidenciou-se que não foram apresentados estudos clínicos para a sua comprovação, o que torna necessário o seu cancelamento imediato”.
A Anvisa acrescentou que “as empresas responsáveis que desejarem regularizar sprays antivirais devem comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos”.
A Belcher reagiu. Em nota em seu site, afirmou que o Taffix “não se configura como um medicamento”, e sim um produto para a saúde, que “não apresenta finalidade terapêutica, curativa ou diagnóstica”, e portanto deve ser tratado com regras diferentes das de um medicamento.
Em tempo: esse não é o mesmo spray que a comitiva do governo foi conhecer em Israel. A delegação conheceu o spray EXO-CD24.
Leia também:
Na viagem do ‘spray milagroso’, Netanyahu cobrou do Brasil investimento no setor cibernético
Governo desconfiava da Pfizer e da Janssen, mas apostava em spray, mostram documentos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)