O Antagonista e Crusoé fecham acordo com Facebook para o “News Innovation Test”
O Antagonista, a revista Crusoé e outras 19 organizações de notícias brasileiras agora fazem parte do “News Innovation Test”, programa que o Facebook lança nesta quinta-feira (16), para aumentar a presença do jornalismo profissional na plataforma. O acordo comercial terá três anos de duração...
O Antagonista, a revista Crusoé e outras 19 empresas de comunicação brasileiras agora fazem parte do “News Innovation Test”, programa que o Facebook lança nesta quinta-feira (16), para aumentar a presença do jornalismo profissional na plataforma. O acordo comercial terá três anos de duração.
Com a iniciativa, o Facebook pretende ampliar a oferta de links de notícias aos seus usuários, para além dos que já são compartilhados pelos veículos em suas páginas. Esses links poderão ser exibidos nos centros de informação disponíveis dentro da plataforma, entre outras maneiras de conectar as pessoas a informações jornalísticas na rede.
“A iniciativa do Facebook de apoiar o jornalismo profissional e independente é muito bem-vinda, num contexto em que as empresas de comunicação sofrem as consequências das dramáticas mudanças causadas pela revolução digital na distribuição de notícias e na forma como a publicidade é veiculada. Ao dar voz a todo mundo, a revolução digital também amplificou a divulgação de notícias falsas. Este projeto é o início de uma revolução dentro da revolução, a fim de viabilizar a sobrevivência vigorosa do jornalismo independente e a contenção da difusão de desinformação que tantos danos causa à sociedade”, diz Mario Sabino, diretor de Redação de O Antagonista e publisher da revista Crusoé.
Além de O Antagonista e Crusoé, fazem parte do “News Innovation Test” os seguintes veículos de imprensa: A Crítica, A Gazeta, Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Estadão, Folha de S.Paulo, Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular), Grupo RBS (Diário Gaúcho e GZH), Jovem Pan, O Povo, O Tempo, Poder360, Record (Record TV e R7), RedeTV!, SBT, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal) e UOL.
Segundo a diretora de Parceria de Notícias do Facebook para a América Latina, Claudia Gurfinkel, o programa reflete o comprometimento da plataforma em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil.
“Estamos trabalhando de perto com organizações de notícias para construirmos, juntos, novas oportunidades de conectar pessoas e notícias no Facebook, e sermos aliados nesse momento de grande transformação digital e no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis de jornalismo“, afirma.
O Facebook ainda irá destinar, pelos próximos 12 meses, US$ 2,6 milhões a projetos em parceria com associações de imprensa. Serão iniciativas de apoio a veículos em transformação digital, criação de modelos de negócios sustentáveis, desenvolvimento de novas audiências e fortalecimento de coberturas jornalísticas.
Fazem parte dessa frente a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e o International Center for Journalists (ICFJ).
Em conjunto com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), serão promovidos treinamentos para jornalistas e estudantes de comunicação. Pelo quarto ano consecutivo, o Facebook irá apoiar o Instituto para Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), na produção do “Atlas da Notícia”, estudo que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)