Anastasia aconselha Pacheco a não incluir estados e municípios na CPI da Covid
O Antagonista apurou que Rodrigo Pacheco, desde o fim de semana, tem consultado senadores mais experientes para saber como lidar com o imbróglio da CPI da Covid. Um dos "gurus" do presidente do Senado nesse caso foi o seu colega da bancada mineira Antonio Anastasia (PSD), responsável pelo projeto, ainda em tramitação, do novo regimento da Casa...
O Antagonista apurou que Rodrigo Pacheco, desde o fim de semana, tem consultado senadores mais experientes para saber como lidar com o imbróglio da CPI da Covid. Um dos “gurus” do presidente do Senado nesse caso foi o seu colega da bancada mineira Antonio Anastasia (PSD), responsável pelo projeto, ainda em tramitação, do novo regimento da Casa.
Anastasia alertou Pacheco para o fato de que, em sua avaliação, incluir governadores e prefeitos no bojo das investigações da CPI feriria o regimento do Senado, que diz que “não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes aos Estados”.
Senadores favoráveis à ampliação do escopo da CPI alegam, todavia, que não há que se falar em desrespeito ao regimento, uma vez que serão investigados recursos federais enviados a estados e municípios na pandemia. E citam precedentes como as CPIs do Banestado e dos Precatórios. Anastasia — que é da área do direito, assim como Pacheco — considera essa interpretação um tanto quanto forçada.
Um outro senador com mais de um mandato afirmou a Pacheco, em conserva reservada, que, se ele abrir brecha para a investigação de governadores e prefeitos, “o Senado vai virar uma grande Câmara de Vereadores”.
“Daqui a pouco, vão chegar aqui pedidos para o Senado investigar situações de milhares de municípios do país. Não faz o menor sentido.”
Embora senadores já tenham sido comunicados de que a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado decidirá que a CPI da Covid não poderá investigar prefeitos e governadores, como noticiamos, a discussão estará em aberto até a divulgação do parecer da área técnica.
Uma coisa, no entanto, é praticamente consenso entre os senadores: a não inclusão de estados e municípios não impede que, no desenrolar dos trabalhos, fatos conexos que esbarrem na ideia inicial da CPI — a investigação do governo federal — sejam apurados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)