Amazônia tem recorde de alertas de desmatamento em fevereiro
O acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro foi de 291 km², informou o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) hoje. Trata-se do maior nível para o mês em toda a série histórica, que teve início em 2015...
O acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro foi de 291 km², informou o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) hoje. Trata-se do maior nível para o mês em toda a série histórica, que teve início em 2015.
Os alertas são feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que três hectares, tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal.
Em janeiro, como mostramos, foi verificada uma queda de 61% nos alertas de desmatamento na região em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, o Observatório do Clima destacou que a maior cobertura de nuvens no período pode ter contribuído para o recuo e que, portanto, é cedo para atribuir o resultado à mudança no governo federal.
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território do país, englobando a área total dos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)