Alexandre Soares Silva: A esquerda não sabe fazer teorias da conspiração
Nós, claro, podemos criar teorias da conspiração – é divertido, é estético. Eu, particularmente, aprecio bastante
Para esta edição de número 324 de Crusoé, Alexandre Soares Silva escreve em sua coluna sobre as teorias da conspiração que apareceram nas redes, durante esta semana, sobre o atentado contra o ex-presidente americano Donald Trump.
Muitos ficam atarantados quando veem pessoas do outro lado da cerca ideológica criando teorias da conspiração. Nós, claro, podemos criar teorias da conspiração – é divertido, é estético. Eu, particularmente, aprecio bastante. Mas quando eles fazem é um pouquinho demais. Moralmente errado, até.
E muita gente ficou atarantada assim, esta semana, com as teorias ridículas a respeito do atentado contra o Trump. Mas para que ficar atarantado? Para que deixar a sua pressão subir? Uma maneira mais sensata de encarar as teorias da conspiração que surgem do outro lado da cerca é ficar feliz de que alguma realidade, para eles, seja tão dolorosa que eles se vejam obrigados a criar teorias estapafúrdias para não enxergá-la.
É como se eles vissem Trump reagindo bem a uma tentativa de assassinato e toda a sua psique desabasse como a torre na carta da Torre no tarô. “Não é possível”, diz o ego dessas pessoas. “É irreal isso que estou vendo, porque obviamente se isso que estou vendo fosse verdade, eu teria que admitir que vivo num mundo tão complexo que pessoas do outro lado ideológico também sofrem perseguição e violência, o que elas não sofrem, o que elas não podem sofrer; e além disso teria que admitir que elas podem ter uma ou outra virtude convivendo ali com todos os seus defeitos, e com a ideologia repugnante delas, como por exemplo a virtude de ser um tanto corajoso, ou aparecer muito bem numa foto. E essas coisas não podem ser reais. Simplesmente não podem. Rápido, minha mente, crie uma história que negue essa visão terrível da realidade!”
E a mente deles logo dá uma risadinha sabida, e diz: “Fique tranquilo, não é nem um pouco difícil. Não está achando essas imagens favoráveis demais ao outro lado? E por acaso o outro lado pode ter um aspecto bom e vagamente cool? É claro que é uma encenação. Sim, são atores. Acho até que aquela agente de segurança que não conseguiu devolver a arma para o coldre é aquela gorda que tem diarreia em Bridesmaids (Missão Madrinha de Casamento). Olha aqui, me deixa dar um close no rosto dela. Viu, é aquela atriz! É a Sookie de Gilmore Girls (Tal Mãe, Tal Filha)! Que palhaçada!”
As teorias da conspiração que vêm da esquerda só acontecem um pouco depois de uma derrota política deles. É uma maneira de explicar que a derrota é apenas aparente, ou aconteceu mas é relativa, ou aconteceu por causa de uma inferioridade intrínseca do lado vencedor que vai acabar causando a sua ruína.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)