Alerta laranja Inmet para chuvas intensas. Veja as regiões e riscos
Aviso abrange diversas regiões dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade classificado como perigo. O início do fenômeno foi previsto para as 12h00 desta sexta-feira, 3, estendendo-se até as 10h do próximo sábado, 4.
Este alerta abrange diversas regiões dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, incluindo municípios específicos como Abre Campo, Acaiaca, Água Boa, entre outros.
Durante o período do aviso, são esperadas chuvas que podem variar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
Além disso, há previsão de ventos intensos com velocidade entre 60 a 100 km/h. Devido às condições climáticas, há potencial para ocorrerem cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Riscos potenciais
As condições climáticas severas previstas pelo INMET trazem uma série de riscos que podem impactar a população das áreas afetadas. Um dos principais perigos é o corte de energia elétrica, que pode ocorrer devido à queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica.
Outro risco importante são os alagamentos, especialmente em áreas urbanas, onde o sistema de drenagem pode não ser suficiente para lidar com o volume de água previsto.
Além disso, ventos com velocidades de até 100 km/h representam um risco significativo para estruturas como placas de publicidade e torres de transmissão.
Além do mais, as descargas elétricas, comuns durante tempestades, podem ser perigosas para pessoas que ficam abrigadas debaixo de árvores ou estão próximas de estruturas metálicas.
Medidas preventivas
Durante o período de chuvas intensas, é essencial adotar medidas preventivas para garantir a segurança pessoal e da propriedade.
O INMET recomenda que, em caso de rajadas de vento, evitem-se áreas próximas a árvores e não se estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
A proteção contra descargas elétricas inclui a orientação de desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia.
Para mais informações e orientações, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Esses órgãos estão aptos a oferecer suporte e informações adicionais conforme necessário.
Regiões sob alerta do Inmet
O alerta do INMET cobre diversas regiões nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Entre elas, destacam-se a Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Central e Noroeste do Espírito Santo, Região Metropolitana de Belo Horizonte e várias outras.
As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e áreas como o Norte Fluminense e Baixadas também estão incluídas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)