Alckmin: vice-presidente, ministro e meme
A entrada de Geraldo Alckmin na chapa presidencial de Lula gerou receios na esquerda. Movimentos como MST e MTST enxergavam nele um incômodo "compromisso com as elites" e uma trava de...
A entrada de Geraldo Alckmin na chapa presidencial de Lula gerou receios na esquerda. Movimentos como MST e MTST enxergavam nele um incômodo “compromisso com as elites” e uma trava de segurança do sistema político contra o governo petista. Passados quase noves meses da posse, contudo, o ex-tucano não dá margem a qualquer desconfiança, pelo menos publicamente.
Alckmin só tem aparecido quando Lula viaja. Recentemente, chegou a ser criticado internamente no governo pela discrição com que geriu a crise do apagão. Também poderia ter aproveitado a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul para aparecer como protagonista, durante mais uma viagem de Lula, mas optou mais uma vez por não aparecer demais.
Alckmin não chama a atenção nem enquanto ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ao contrário do colega de governo como Flávio Dino, que rivaliza no protagonismo e nas atenções com Lula em alguns momentos no comando da Justiça e Segurança Pública, para o incômodo dos petistas.
O vice-presidente nem sequer esperneou quando seu cargo de ministro, da cota do PSB, foi posto em questão, para acomodar o Centrão no governo — o sacrificado acabou sendo Márcio França. Ironicamente, Alckmin causa menos ruído do que causava o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) na vice-Presidência de Jair Bolsonaro, apesar de os dois serem militares e estarem, teoricamente, mais alinhados.
Não bastasse a discrição política, o ex-tucano dedica parte de seu tempo para protagonizar memes irrelevantes — o que denota ainda menos vontade de rivalizar com Lula. O vice-presidente já posou até de boné de aba reta. Neste fim de semana, Alckmin compartilhou uma frase (e uma saudação) do Mestre Miyagi, de Karate Kid, em vídeo por ocasião do 30º Campeonato de Karate Interestilos. “A vida pode te derrubar, mas você decide quando é hora de levantar”, citou.
Será tudo isso o bastante para afastar as desconfianças de MST e MTST?
Geraldo Alckmin, vice-presidente, ministro e meme do governo Lula, cita Mestre Miyagi: "A vida pode te derrubar, mas você decide quando é hora de levantar”. https://t.co/VqQtgDToGw pic.twitter.com/ipDQNY0Slw
— O Antagonista (@o_antagonista) September 18, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)