Alckmin descarta candidatura ao governo de São Paulo
Vice-presidente cita Haddad, França e Tebet para governo paulista
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira, 6, que não pretende disputar o governo de São Paulo nas eleições deste ano, apesar de ser citado por aliados como possível candidato ao Palácio dos Bandeirantes.
Em entrevista à Jovem Pan News, Alckmin disse que o estado terá “um bom candidato no momento adequado” e negou que esse nome seja o dele.
“Não sou eu”, afirmou ao ser questionado diretamente sobre a hipótese.
O vice-presidente citou como possíveis candidatos ao governo paulista os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Márcio França (Empreendedorismo) e Simone Tebet (Planejamento). Disse ainda haver outros nomes em discussão que ainda não aparecem no debate público.
Alckmin governou São Paulo em quatro mandatos, entre 2001 e 2006 e de 2011 a 2018.
Sobre seu próprio futuro eleitoral, o vice disse que ainda não tomou decisão.
Questionado se estará novamente na chapa de Lula (PT) em 2026, respondeu:
“Essa é uma decisão que não é agora, ela é mais à frente um pouquinho”. Ele também afirmou estar “muito feliz” no governo e elogiou a parceria com Lula.
Leia também: A pressão de Dirceu sobre Haddad
Lula
Na última quarta-feira, Lula admitiu a possibilidade de não repetir a chapa com Alckmin. O presidente afirmou que tanto Alckmin quanto Haddad e Tebet podem ser opções para a disputa em São Paulo.
“Nós temos muito voto em São Paulo e temos condições de ganhar as eleições em São Paulo. Eu ainda não conversei com o Haddad, ainda não conversei com o Alckmin, mas eles sabem que têm um papel para cumprir em São Paulo. Eles sabem. A Simone (Tebet) também tem um papel para cumprir, também não conversei com ela”, disse o petista ao UOL.
Caso decida disputar o governo estadual, o Senado ou permanecer como vice, Alckmin precisará deixar o ministério até o início de abril, conforme a legislação eleitoral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio
07.02.2026 08:56Esse lacaio traidor não receberia votos nem do PT