Ainda falta muito para o acordo Mercosul-União Europeia se concretizar
Após mais de 20 anos de negociações, Mercosul e União Europeia chegaram a um acordo na última sexta para estabelecer livre comércio entre os blocos...
Após mais de 20 anos de negociações, Mercosul e União Europeia chegaram a um acordo na última sexta para estabelecer livre comércio entre os blocos.
Entretanto, para que o acordo seja firmado de forma definitiva entre os blocos, é preciso passar por uma série de medidas que podem durar “muito anos”. Nem mesmo fonte ligadas ao Itamaraty se arriscam a projetar prazos.
Após o acordo, os blocos terão de seis meses a um ano e meio para realizar um pente-fino no relatório e assinar o texto definitivo.
Depois de assinado, o acordo é submetido, no caso do Mercosul, ao parlamento de cada um dos países integrantes do bloco.
No caso europeu, o texto é submetido ao Parlamento Europeu -representante da União Europeia- e, se aprovado, é encaminhado a votação no legislativo de cada um dos 31 países que integram o bloco.
Em determinada etapa desse processo, será possível firmar um acordo bilateral provisório entre um país do Mercosul e a UE, sem a necessidade de esperar que todos os países votem pelo acordo final.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)