AGU defende que STF rejeite ação do PT contra reforma da Previdência
A Advocacia-Geral da União defendeu que o Supremo Tribunal Federal rejeite ação do PT contra dispositivos da reforma da Previdência. O partido alega na Corte que houve irregularidade na votação da proposta no Senado...
A Advocacia-Geral da União defendeu que o Supremo Tribunal Federal rejeite ação do PT contra dispositivos da reforma da Previdência. O partido alega na Corte que houve irregularidade na votação da proposta no Senado.
Segundo o PT, trechos da proposta foram destacados para votação e posteriormente retirados, o que fez com que estes fossem incluídos no texto da Emenda, sem que fossem devidamente votados.
A AGU afirma que, além de não haver nenhuma evidência de falha no curso do processo legislativo, a interpretação de normas regimentais das Casas Legislativas constitui matéria interna corporis, que, diante do postulado da separação dos poderes, é de atribuição do Parlamento. Portanto, para o governo, não caberia intervenção do Judiciário.
“O Poder Judiciário deve se abster de avaliar pormenores que dizem respeito a disciplinas internas de tramitação. Isso porque, no processo legislativo, os agentes públicos eleitos, no exercício de sua função principal, são os protagonistas na elaboração de normas que se aplicarão genérica e abstratamente”, diz a AGU.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)