Agências amigas do PT vencem megalicitação de Lula Agências amigas do PT vencem megalicitação de Lula
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Agências amigas do PT vencem megalicitação de Lula

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Rodolfo Borges
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Wilson Lima
3 minutos de leitura 24.04.2024 14:57 comentários
Brasil

Agências amigas do PT vencem megalicitação de Lula

O Antagonista já sabia, desde o dia anterior, do resultado da megalicitação para "combater fake news" (dos outros) do governo Lula

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3 minutos de leitura 24.04.2024 14:57 comentários 10
Agências amigas do PT vencem megalicitação de Lula
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O Brasil ficou sabendo nesta quarta-feira, 24, que as agências Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital venceram a megalicitação de comunicação promovida pelo governo Lula na expectativa de melhorar a popularidade do presidente. O Antagonista já sabia do resultado desde o dia anterior.

Saber do resultado com antecedência não deveria ser possível, já que os autores das propostas vencedoras só poderiam ser conhecidos na sessão pública desta quarta, pois o julgamento acontece sobre propostas não identificadas.

Os 197 milhões de reais alocados pelo Palácio do Planalto para “combater fake news” (dos outros) serão partilhados por quatro agências amigas do governo Lula (à direita na foto), o que desperta suspeitas sobre o processo. Elas disputavam a concorrência com outras 20 empresas, algumas delas com muito mais tradição no setor público do que as vencedora.

O resultado anunciado nesta quarta foi publicado horas antes, na terça, em postagem cifrada no perfil do X de um dos autores desta reportagem: “PP = AD+M+BRplus+US”.

Amigas

A Área Comunicação (AD) é conhecida por sua associação com Otávio Antunes, marqueteiro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A Usina Digital (US) é vinculada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha, que se uniu ao governo recentemente para tratar da popularidade do petista.

A Br+ (BRplus), que compõe o consórcio vencedor BR e Tal com a Digi&Tal, tem conexões com os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PR), que também é presidente nacional do PT.

Após a publicação desta reportagem, as assessorias dos dois deputados procuraram O Antagonista para dizer que não têm “conexão nem qualquer tipo de relação com a empresa citada (Br+), tampouco teve qualquer interferência em processo licitatório realizado pela Secom-PR”.

Por último, a agência Moringa L2W3 (M) teria a preferência de Paulo Pimenta (o PP na postagem cifrada), ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Processo

A concorrência foi resolvida em processo rápido, de menos de dois meses, e levou em questão o critério mais vago de “melhor técnica”, e não o mais objetivo de “melhor preço” para atuação no Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).

O edital previa:

  • Prospecção, planejamento, desenvolvimento, implementação de soluções de comunicação digital do SICOM;
  • a moderação de conteúdo e de perfis em redes sociais, análise de sentimentos e o desenvolvimento de proposta de estratégia de comunicação nos canais digitais do SICOM com base na inteligência dos dados colhidos;
  • a criação e execução técnica de projetos, ações ou produtos de comunicação digital do SICOM;
  • e o desenvolvimento e implementação de formas inovadoras de comunicação, destinadas a expandir os efeitos da ação de comunicação digital do SICOM, em consonância com novas tecnologias.

Se o objetivo do contrato é de fato combater fake news, essa história começa muito mal.

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Rodolfo Borges

Rodolfo Borges é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou em veículos como Correio Braziliense, Istoé Dinheiro, portal R7 e El País Brasil.

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Wilson Lima

Wilson Lima é jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou em veículos como Agência Estado, Portal iG, Congresso em Foco, Gazeta do Povo e IstoÉ. Acompanha o poder em Brasília desde 2012, tendo participado das coberturas do julgamento do mensalão, da operação Lava Jato e do impeachment de Dilma Rousseff. Em 2019, revelou a compra de lagostas por ministros do STF.

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Comentários (10)

Angelo Sanchez

2024-04-29 14:10:01

A corrupção se alastra cada vez mais neste governo do "descondenado". Logo teremos outra revolução civico-militar a exemplo de 1964, para por ordem novamente neste país.


EUD

2024-04-25 07:03:50

Como Já É Tradicional, lula Só Contrata Amigos, Mesmo Que "INCOMPETENTES" !!!!!!!!!!!!!!


Carlos Renato Cardoso Da Costa

2024-04-25 04:05:45

Brasil nunca vai mudar.


Jurandir Santana

2024-04-24 23:07:30

A corrupção conforme o esperado


Claudemir Silvestre

2024-04-24 22:23:23

A CORRUPÇÃO no BRASIL a todo vapor !!! Isso é o governo PT !!! Faz o L … ABESTADO !!!


Emerson

2024-04-24 21:33:09

Ahhh ...." isso é intriga da oposição " ..........


Leda maria neumann keim

2024-04-24 19:44:54

Vamos ver em quanto tempo outros meios de imprensa vão repercutir essa matéria… e quais vão.


ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

2024-04-24 17:32:03

Isso acontece para a surpresa de ninguém, é o modo petista de governar. O povo é que esquece muito rápido, ou nem entende direito preocupado com o desfecho de novelas, acompanhando os campeonatos de futebol e o BBB. Nos jornais, além do futebol, só se lê a página policial.


Jorge Alberto da Cunha Rodrigues

2024-04-24 16:26:38

Com certeza o TCU, outra instituição do estado brasileiro que trabalha em prol dos interesses do sistema, não irá se manifestar em relação a esta falsa licitação que escolheu empresas ligadas ao PT. Há ainda o agravante do objetivo da "licitação" não ser nada republicano: combater as fake news dos não petistas e deixar incólume os amigos do sistema.


Rogério Schwinden

2024-04-24 15:53:37

O BRASIL ESTÁ SENDO COMANDADO POR UMA QUADRILHA DE BANDIDOS CORRUPTOS E COMUNISTAS DO EXECUTIVO, JUDICIÁRIO E PARTE DO LEGISLATIVO. CORJA DE FILHOS DAS PUTAS!!


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