Aécio quer frustrar fusão de PSDB e PSD?
Fusão do PSDB com o PSD pode prejudicar os planos de Aécio Neves para 2026
![Aécio quer frustrar fusão de PSDB e PSD?](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2023/09/Aecio-Neves.jpg)
A iminente fusão entre o PSDB, de Marconi Perillo, e o PSD, de Gilberto Kassab, pode estar ameaçada pela intervenção de um tradicional articulador político: o deputado Aécio Neves. Uma reunião entre o ex-senador e a Executiva tucana, nesta quarta-feira,29, tem o potencial de reorientar os rumos da negociação, levando o PSDB, na verdade, a se fundir ao MDB.
O principal obstáculo para essa aliança está nos interesses dos líderes envolvidos nessa articulação. Apesar do bom relacionamento com os membros do PSDB, Aécio conta com a contrariedade do presidente do partido tucano. Marconi Perillo, que visa disputar o governo de Goiás, encontraria no MDB a figura do favorito Daniel Vilela, apontado como possível sucessor do atual governador, Ronaldo Caiado (União).
Com a possível fusão do PSDB ao PSD, Aécio Neves perderia força na disputa por uma vaga no Senado por Minas Gerais. Os quadros do PSD no Senado contam, no estado mineiro, com o presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“A posição que tenho defendido é a de que o PSDB esteja aberto a conversar com forças políticas que se disponham a construir um caminho alternativo aos extremos. Sem vetos ou alinhamentos automáticos”, disse Aécio em nota enviada a O Antagonista.
E acrescentou: “A avenida do centro vem se ampliando. E o PSDB tem uma grande responsabilidade em ajudar a fortalecer esse campo. Trabalharei ao lado do Presidente Marconi, dos nossos governadores e de inúmeras outras lideranças do partido para chegarmos a esse objetivo”.
Plínio Valério fora do PSDB ?
O senador Plínio Valério (AM), único quadro do PSDB no Senado Federal, afirmou a O Antagonista que já procura alternativas de partidos para migrar, caso se concretizem as negociações pela fusão do PSDB.
“A gente tem que esperar para ver se concretiza a fusão. Se concretizar, é muito difícil eu ficar. Eu não me vejo numa incorporação, nem em uma fusão. E quanto a partido? Tem convite de cinco partidos e é um caso a pensar, só depois”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
29.01.2025 17:25Depois de afundar o PSDB Aécio se prepara para afundar outro partido.