Advogado de réu do 8/1 confunde ‘O Pequeno Príncipe’ com ‘O Príncipe’
Em sua defesa de Thiago de Assis Mattar, o segundo réu dos ataques golpistas do 8/1, o advogado Hery Waldir Kattwinkel (foto) confundiu “O Pequeno Príncipe” —livro infantil de Antoine de Saint-Exupéry, lançado em 1943— com “O Príncipe”, clássico da teoria política escrito por Nicolau Maquiavel mais de quatro séculos antes, em 1532.
Em sua defesa de Thiago de Assis Mathar, o segundo réu dos ataques golpistas do 8/1, o advogado Hery Waldir Kattwinkel (foto) confundiu “O Pequeno Príncipe” —livro infantil de Antoine de Saint-Exupéry, lançado em 1943— com “O Príncipe”, clássico da teoria política escrito por Nicolau Maquiavel mais de quatro séculos antes, em 1532.
“Esse julgamento está sendo jurídico? De Aécio [Pereira, o primeiro réu] e Thiago Mattar? Ou esse julgamento está sendo político, a fim de incriminar mais alguém? A fim de um objetivo que nós não conseguimos entender?”, indagou Kattwinkel durante a sessão desta quinta-feira (14) no STF.
“Porque parece que estão sendo usados. Diz ‘O Pequeno Príncipe’, ‘os fins justificam os meios’, e podemos passar por cima de todos. Maquiavel, ‘os fins justificam os meios’”, acrescentou o advogado.
Foi em resposta a essa fala que Alexandre de Moraes, como publicamos mais cedo, chamou a defesa de “patética e medíocre”. “Ele quis fazer uma média com os patriotas, e só é mais triste porque confundiu ‘O Príncipe’ de Maquiavel com ‘O Pequeno Príncipe’, que são obras que não têm nada a ver, mas quem não leu vai no Google e dá problema”, disse o ministro do Supremo.
O Estadão observa que a frase “os fins justificam os meios” também não está na obra de Maquiavel, “apesar de ser recorrentemente atribuída a [ele] em páginas na internet”.
Clique abaixo para assistir ao vídeo:
“Diz o pequeno príncipe: os fins justificam os meios”, diz o advogado Hery Waldir Kattwinkel, que defende um dos réus do 8 de janeiro. Na verdade, ele queria citar 'O Príncipe', de Maquiavel. pic.twitter.com/3uI8Qttr6D
— O Antagonista (@o_antagonista) September 14, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)