Acordo Mercosul-UE traz Brasil “de volta ao jogo”, diz ex-ministro da Agricultura
Em entrevista à Folha, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia dá um "protagonismo diferente" para o Brasil, que "passa a ser mais cobiçado"...
Em entrevista à Folha, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia dá um “protagonismo diferente” para o Brasil, que “passa a ser mais cobiçado”.
“O Brasil estava fora do grande jogo global de comércio. Com a negação à Alca, no começo dos anos 2003 e 2004, nós ficamos sem acordos bilaterais. Nós estávamos à margem de acordos comerciais importantes. Esse acordo nos traz de volta ao jogo”, disse Rodrigues, que ocupou o ministério no primeiro mandato de Lula, entre 2003 e 2006.
O ex-ministro também afirmou que o Brasil, no setor agrícola, não deve se restringir “a um ou dois mercados apenas”.
“Temos, então, de estar atentos a todos os mercados. Por isso que eu disse que o acordo entre União Europeia e Mercosul nos traz de volta ao jogo e nos dá um protagonismo diferente, porque o Brasil assume uma nova posição e passa a ser mais cobiçado.”
Rodrigues ainda elogiou a atual ministra da Agricultura, Tereza Cristina:
“Estou muito contente com ela. Veja o acordo Mercosul e União Europeia: eu fiquei três anos e meio trabalhando com isso, viajando, indo de lá para cá, e não consegui sair do lugar. Agora ela conseguiu em seis meses. Maravilha. Tentei registrar defensivos agrícolas, [mas] não havia meios. Não consegui registrar nada. Ela registrou muitos defensivos rapidamente. Então, ela está soltando processos que estavam encalhados.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)