Acidente aéreo de Vinhedo: 100% das gravações das caixas-pretas foram extraídas
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) conseguiu extrair os dados das caixas-pretas da aeronave, um passo essencial na investigação.
Um trágico acidente aéreo ocorreu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira, 09, resultando na morte de 62 pessoas e as autoridades trabalham incessantemente para desvendar as causas do desastre através das gravações das caixas-pretas do avião.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) conseguiu extrair os dados das caixas-pretas da aeronave, um passo essencial na investigação.
A obtenção dos dados foi confirmada pelo brigadeiro Carlos Moreno, que destacou a importância dessas informações para transformar um enorme volume de dados em informação útil para descobrir as causas do acidente.
Segundo ele, os motores do avião serão analisados em São Paulo para verificar se estavam com potência no momento da queda.
Próximos passos da investigação do acidente aéreo de Vinhedo
O brigadeiro também informou que o relatório preliminar sobre o acidente será apresentado em 30 dias.
Representantes do Bureau d’Enquêtes et d’Analyses pour la Sécurité de l’Aviation Civile (BEA) da França e do Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá (TSB) também participarão da investigação, uma vez que a aeronave ATR-72 foi fabricada na França e seus motores, no Canadá.
Importância as caixas-pretas
As caixas-pretas são dispositivos cruciais para a investigação de acidentes aéreos e apesar do nome, elas na verdade são laranja para facilitar sua localização em meio aos escombros.
Existem dois tipos principais:
Cockpit Voice Recorder (CVR): grava as conversas na cabine e com o controle de tráfego aéreo.
Flight Data Recorder (FDR): registra parâmetros como altitude, velocidade e posição dos controles da aeronave.
Com os dados obtidos desses gravadores, os investigadores poderão entender melhor a dinâmica do voo e o que pode ter contribuído para o acidente.
Possíveis causas do acidente aéreo de Vinhedo
Até o momento, os investigadores estão analisando várias hipóteses.
A queda em espiral sugere a possibilidade de um estol, que ocorre quando a aeronave perde a sustentação e cai.
Especialistas também apontam “áreas de instabilidade” e formação de gelo na região como possíveis fatores.
Resposta das autoridades
O Papa Francisco pediu orações pelas vítimas diante de uma multidão na Praça São Pedro, no Vaticano.
As equipes de resgate, incluindo o Corpo de Bombeiros, trabalharam incansavelmente para retirar os corpos das vítimas e os destroços para análise.
A área do acidente permanece interditada até que todos os materiais sejam removidos e analisados.
Detalhamento técnico do ATR-72-500
O avião envolvido no acidente era um ATR-72-500, turboélice com 74 assentos, fabricado na França.
Este modelo é conhecido por operar em pistas curtas e de difícil acesso. O avião estava com a documentação em dia e os tripulantes devidamente habilitados.
Algumas características técnicas do modelo incluem:
Número de assentos: 74
Velocidade de cruzeiro: 511 km/h
Comprimento: 27 metros
Envergadura: 27 metros
Autonomia de voo: 1.324 km
Medidas tomadas pelas autoridades
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar os fatos, enquanto a Polícia Federal destacou seus melhores equipamentos e profissionais para colaborar nas investigações.
A VOEPASS Linhas Aéreas, companhia responsável pelo voo, garantiu que todos os sistemas da aeronave estavam operacionais no momento da decolagem e que está prestando apoio às famílias das vítimas.
O trágico acidente em Vinhedo mobilizou diversas autoridades e instituições para garantir a apuração dos fatos e o suporte às famílias das vítimas.
A colaboração internacional e o uso de tecnologia avançada são fundamentais para compreender as causas do acidente e prevenir futuras tragédias.
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