Ação contra ex-assessora de Anielle por racismo é arquivada
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) decidiu arquivar uma denúncia de racismo da qual era alvo Marcelle Decothé (foto)...
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) decidiu arquivar uma denúncia de racismo da qual era alvo Marcelle Decothé (foto), ex-assessora da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A ação remete às postagens ofensivas nas redes sociais de Decothé contra a torcida do São Paulo Futebol Clube na final da Copa do Brasil, em 24 de setembro.
Anielle Franco e sua então assessora estavam no estádio do Morumbi na partida decisiva naquele dia para participar de evento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de conscientização do racismo — a ministra foi ao evento em avião da FAB fretado.
Ofensas de Decothé aos são-paulinos
Na ocasião, Decothé chamou os torcedores do São Paulo de de “torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade…”, sempre usando a chamada linguagem neutra.
Ela, que é oriunda do Rio de Janeiro, também ofendeu os paulistas ao falar que a torcida são-paulina era “pior tudo de pauliste”. As postagens provocaram uma enxurrada de críticas, vindas inclusive de apoiadores de Lula.
Decothé foi exonerada de seu cargo no Ministério da Igualdade Racial após o episódio.
Na nota que divulgou sobre a exoneração da assessora, o Ministério da Igualdade Racial escreveu que “reafirma seu compromisso inegociável com a promoção de direitos e com a igualdade étnico-racial, a partir de princípios como a transparência e o cuidado”.
Arquivamento da ação
A promotora responsável pelo caso, Maria Fernanda Balsalobre Pinto, afirmou que o crime de racismo só ocorre contra grupos que tiveram e têm seus direitos sistematicamente violados.
Segundo Balsalobre Pinto, nem todo ódio expressado pode ser considerado crime, apenas aqueles direcionados a grupos vulneráveis historicamente.
Histórico de Decothé
A rede social X, rede social anteriormente conhecida como Twitter, traz outras publicações de Decothé com teor semelhante àquelas da final da Copa do Brasil.
Em 9 de outubro de 2020, ela escreveu: “Ontem voltei pra academia, cada pingo de suor alheio que eu esbarrava, eu pensava: ‘Se eu não peguei Covid carregando cesta básica durante 8 meses, não é esse suor branco que me derrubará’. No pain, no covid“.
Leia também:
As publicações antigas da assessora “exonerade” de Anielle
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)