“A sua vitória, Alexandre, é da democracia brasileira”, diz Lula
Petista afirmou que Donald Trump "deu de presente" para o ministro do STF a retirada das sanções
O presidente Lula (PT) celebrou nesta sexta, 12, a revogação das sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O petista relatou trecho de um diálogo que ele afirma ter tido com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para convencê-lo a reverter as punições impostas a Moraes.
“O Alexandre de Moraes faz 35 [sic] amanhã. E o Trump deu de presente para ele o reconhecimento de que um presidente de outro país punir um ministro da Suprema Corte brasileira porque estava cumprindo com a Constituição brasileira. Na conversa que eu tive com o Trump na semana passada, Alexandre, ele perguntou: ‘É bom pra você?’. Eu falei, ‘Não é bom pra mim, é bom pro Brasil e é bom pra democracia brasileira’. Aqui, você não tá tratando de amigo para amigo, você está tratando de nação pra nação. E a Suprema Corte, pra nós, é uma coisa muito importante, Trump.’
E eu fiquei muito feliz, menos do que você, mas eu fiquei muito feliz com o fato do reconhecimento e ainda faltam mais pessoas, porque não é possível admitir que um presidente de um país possa punir, com as leis dele, autoridades de outro país que estão exercendo a democracia.
Portanto, a sua vitória, Alexandre, é a vitória da democracia brasileira.”
Moraes agradece Lula
No mesmo evento, Moraes agradeceu ao “empenho” do presidente Lula (PT) pela derrubada das punições.
Segundo ele, a medida significa uma “vitória tripla”.
“Agradecer o empenho do presidente Lula. Verdade essa que venceu hoje, presidente. O presidente se recorda que, em julho, logo em julho, agosto, quando o Supremo se reuniu na Presidência para tratar dessas sanções contra o Judiciário brasileiro, eu pedi ao presidente que não ingressasse com nenhuma ação, que não entrasse com nenhuma medida contra isso. Porque eu acreditava, como continuei acreditando – e hoje, isso ficou muito claro – que a verdade, no momento que chegasse às autoridades norte-americana, a verdade prevaleceria.
A verdade, com o empenho do presidente Lula e de toda sua equipe, a verdade prevaleceu. E nós podemos dizer, com humildade, mas com satisfação, que foi uma tripla vitória. Uma vitória do Judiciário brasileiro. O Judiciário brasileiro que não se envergou a ameaças, a coações, e continuará com imparcialidade, seriedade e coragem.
A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão à soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia. O Brasil chega hoje, no quase final de ano, o Brasil chega dando exemplo de democracia e força institucional a todos os países do mundo. E isso graças à liberdade de imprensa”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
12.12.2025 21:30Falou em "democracia", a gente sabe muito bem que se trata de outra coisa, kkkkk