A oferta de Lira a Lula para garantir sucessor na Câmara
Decidido a fazer seu sucessor, Lira busca o apoio do governo para evitar uma derrota na disputa pela presidência da Casa
Em busca do apoio do Palácio do Planalto para fazer seu sucessor na presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ofereceu ao presidente Lula (PT) o poder de veto a candidatos, registrou a Folha de S.Paulo.
A oferta, segundo o jornal, aconteceu em reunião com o chefe do Executivo no final de abril, no Palácio da Alvorada.
Há pelo menos quatro deputados que se apresentam como pré-candidatos à presidência da Câmara dos Deputados: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).
Lira ainda tem dúvidas
O deputado Elmar Nascimento é apontado como o favorito para receber o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Contudo, como nenhum dos pré-candidatos tem ampla maioria na Casa, o deputado alagoano busca o apoio do governo para evitar uma derrota na disputa.
Como os parlamentares voltam às suas bases eleitorais para trabalhar por seus candidatos no pleito municipal, Lira planeja definir seu sucessor antes do início da campanha eleitoral.
O apoio de Lula
Conforme publicou o jornal, pessoas próximas a Lula avaliam que ele só irá apoiar o candidato de Lira se for um nome que “aglutine apoios tanto da ampla maioria do Centrão como da esquerda”.
O objetivo do petista é dar respaldo a um candidato que tenha potencial para o desempenho de Lira na última eleição para a presidência da Câmara. Em fevereiro de 2023, o deputado alagoano foi reeleito com 464 de um total de 508 votos, um recorde na disputa.
Marcos Pereira também quer o aval de Lula e do PT
O deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, também está em busca do apoio do presidente Lula e do PT para se eleger presidente da Câmara dos Deputados em 2025.
Há duas semanas, ele se reuniu pela segunda vez com um grupo pequeno de parlamentares do PT, colocando-se como candidato à presidência da Casa.
Considerado um parlamentar com bom trânsito entre deputados de outras legendas, o chefe do Republicanos organizou uma festa de aniversário para 500 convidados em abril, entre parlamentares, autoridades e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Lula (PT).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)