A nova divergência entre os Irmãos Cid e Ciro Gomes
Cid anunciou apoio à pré-candidatura de senadora do PT que Ciro Gomes a chamou de "assessora de assuntos de cama"
Em um cenário político marcado por divergências e discussões, o senador Cid Gomes (PSB-CE, foto à esquerda) tomar uma posição diferente da de seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT, foto à direita), não é novidade.
Durante um evento do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizado na cidade de Crateús, no Ceará, Cid manifestou apoio explícito à pré-candidatura da senadora Janaína Farias (PT) para a prefeitura local, fortalecendo a evidência das discordâncias ideológicas entre os irmãos Gomes.
Em abril deste ano, Ciro Gomes se referiu à Janaína como “assessora de assuntos de cama“, durante uma entrevista à rede A Notícia do Ceará. A senadora classificou a fala como machista e o Ministério denunciou o ex-ministro por violência de gênero.
Apoio de Cid à pré-candidata do PT
“Na minha cabeça, o nome que a gente tem como futuro de Crateús é o da Janaína, que está hoje como senadora, sentando do ladinho um do outro lá no Senado. A Janaína, não fala duas palavras que ela fale que uma delas não seja Crateús. Pense numa pessoa que realmente se preocupa, olha, tem atenção, tem gosto e tem disposição de servir“, disse o senador durante o evento no Ceará.
Ao receber o apoio de Cid Gomes, Janaína Farias não escondeu sua gratidão e surpresa. Em suas palavras, ao Globo, ela disse que: “Crateús sempre esteve no centro das minhas atenções. Receber esse apoio significa muito para mim e para a cidade que tanto amamos“. A senadora aproveitou a ocasião para reiterar seu compromisso com o desenvolvimento de políticas sociais e infraestruturais que atendam às necessidades dos seus eleitores.
Ciro x Cid Gomes
A decisão de Cid chega em meio a uma controvérsia familiar que se estende desde 2022, quando divergências sobre alianças políticas vieram à tona. Na ocasião, enquanto Cid apoiava a parceria estabelecida com o PT, Ciro defendia uma candidatura própria pelo PDT, o que criou uma cisão não apenas entre os irmãos, mas também entre os membros do partido.
Em novembro de 2023, o senador Cid Gomes, que havia sido destituído da direção do PDT do Ceará pela Executiva nacional do partido e se disse “alvo de uma discriminação”, teve a destituição suspensa pela Justiça do estado.
O deputado federal André Figueiredo, que era presidente em exercício do PDT nacional na época, declarou que o partido iria recorrer ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Enquanto isso, no mesmo dia, Ciro Gomes debochou do irmão, dizendo que Cid havia dado carta de anuência (para filiados saírem do partido sem perigo de perda de mandato) “até para um poste na frente do partido”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)