A grande muralha dos Brics
Reportagem de Diogo Schelp na Crusoé fala sobre os objetivos do PT com Dilma Rousseff (foto) no comando do Banco do Brics. Com a ex-presidente à frente da instituição, o governo...
Reportagem de Diogo Schelp na Crusoé fala sobre os objetivos do PT com Dilma Rousseff (foto) no comando do Banco do Brics. Com a ex-presidente à frente da instituição, o governo Lula acha que vai promover um mundo multipolar. No entanto, China e Rússia têm outros planos.
“O presidente chinês Xi Jinping não vê o grupo como um meio para atingir um mundo multipolar, como quer a diplomacia lulista, mas, sim, como um instrumento para a construção de seu próprio projeto de hegemonia internacional, concorrendo com os Estados Unidos. A multipolaridade vislumbrada pelo governo petista é um mito. O que existe é uma ordem bipolar que, na visão de Pequim, caminhará para a lenta decadência americana e para a inevitável ascensão chinesa.
Já o russo Vladimir Putin quer usar o palco do Brics e os potenciais financeiros de seu banco para sair do isolamento em que se meteu com a invasão da Ucrânia, em fevereiro do ano passado, e para contornar as sanções econômicas impostas pelas potências ocidentais em punição à sua aventura militar.”
Leia aqui a reportagem completa. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)