A exploração política dos atos de 8 de janeiro
Solenidade em memória aos dois anos dos atos de 8 de janeiro será realizada na quarta-feira da próxima semana, no Palácio do Planalto
O governo Lula tentará, mais uma vez, explorar politicamente os atos de 8 de janeiro durante uma solenidade que será realizada no Palácio do Planalto.
Segundo a Folha, o Planalto já encaminhou convites a integrantes do Poder Executivo e Legislativo. A solenidade em memória aos dois anos dos atos de 8 de janeiro será realizada na quarta-feira da próxima semana.
“Também serão chamados ministros do Executivo, membros de cortes superiores, governadores e representantes da sociedade civil. Deputados e senadores bolsonaristas, obviamente, não constam da lista”, informa a Folha.
“No primeiro aniversário, em janeiro deste ano, o evento ocorreu no Congresso Nacional, e foi batizado de ‘Democracia Inabalada’. Na época, a justificativa foi de que realizar o ato no Legislativo daria um caráter mais institucional ao fato. Agora, ao ocorrer na sede do Executivo”, complementa o jornal.
No ano passado, vários governadores desistiram de participar do evento ao perceber a exploração política do episódio.
Na semana passada, o presidente Lula assinou o indulto natalino que beneficia mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência para cuidados de filhos e netos de até 12 anos com deficiência, pessoas com HIV em estágio terminal, gestantes em gravidez de risco e pessoas com transtorno espectro autista servero.
Os presos do 8 de janeiro de 2023, condenados pelos crimes de violência contra o Estado democrático de Direito e violência contra a mulher, foram excluídos do benefício concedido pelo petista. Em 2023, Lula já havia deixado os sentenciados de fora.
De acordo com o decreto, as pessoas condenadas a pena inferior a oito anos podem deixar o sistema prisional caso tenham cumprido um tempo de prisão.
Foram perdoados ainda os condenados por crimes, com pena abaixo de quatro anos, que já tenham cumprido um terço da pena.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)