Disputa por fundão eleitoral do PTB no RS vai parar na Justiça
Dezessete integrantes do PTB ingressaram com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul questionando os critérios de distribuição do fundão eleitoral no estado...
Dezessete integrantes do PTB ingressaram com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul questionando os critérios de distribuição do fundão eleitoral no estado.
Segundo os membros do partido, o presidente do diretório estadual da sigla, o deputado estadual Elizandro Sabino, destinou para a sua campanha à reeleição aproximadamente 30% de tudo aquilo que a agremiação destinou aos demais postulantes a um cargo para a Assembleia Legislativa gaúcha.
Outro questionamento foi o repasse de um terço do fundão eleitoral destinado à candidatura para deputado federal de Rubens Goldenberg, que seria aliado de Elizandro Sabino. Goldenberg, sozinho, recebeu R$ 1,5 milhão da sigla.
“Os partidos políticos instrumentos essenciais da democracia e recebendo recursos financeiros públicos através do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, por evidente que devem guardar, entre os candidatos que escolheu em convenção, justa e igualitária distribuição de recursos entre aqueles que concorrem a cargos da mesma espécie”, argumentam os petebistas na representação.
O caso tramita no TRE-RS.
Em nota, Goldenberg afirmou que o fundão eleitoral “possui critérios de distribuição baseados em análise da possibilidade real de eleição de um candidato, decisão discricionária e interna corporis de cada partido, da qual não cabe intervenção da Justiça Eleitoral.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)