A candidatura avulsa é boa ou não para a democracia?
Na segunda-feira, as candidaturas avulsas serão debatidas no STF, em audiência pública convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso...
Na segunda-feira, as candidaturas avulsas serão debatidas no STF, em audiência pública convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso.
Ele disse para a Folha de S. Paulo:
“A candidatura avulsa é admitida em boa parte das democracias mundo afora. Acho que os partidos políticos são muito importantes em uma democracia e, portanto, é preciso ter em conta não fragilizá-los.
O segundo ponto é saber se a existência de candidatura avulsa criaria um tipo de concorrência que estimularia o aprimoramento dos partidos. Essa é a equação que a audiência pública pretende resolver. Saber se é bom ou não para a democracia brasileira.”
Ele disse também:
“Um dos objetivos de uma reforma deve ser facilitar a governabilidade. Acho que essa multidão de partidos que nós temos mercantilizou demais a política, e o interesse público com frequência fica de lado (…).
O alto custo das eleições, a baixa representatividade e os incentivos à criação de partidos com pouca densidade programática produziram um quadro de descolamento entre a classe política e a sociedade civil.
Como eu penso que isso é ruim para a democracia, acho que nós devemos trabalhar para promover uma reaproximação.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)