2 x 1 – Reynaldo Soares da Fonseca vota contra Flávio no STJ
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, deu o segundo voto contra o pedido de Flávio Bolsonaro para anular compartilhamento de dados do Coaf com o Ministério Público do Rio no inquérito da rachadinha...
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, deu o segundo voto contra o pedido de Flávio Bolsonaro para anular compartilhamento de dados do Coaf com o Ministério Público do Rio no inquérito da rachadinha.
Até o momento, há apenas um voto, de João Otávio de Noronha, favorável ao senador.
O relator, Felix Fischer, também votou pela validade dos relatórios de inteligência financeira, que apontaram movimentações atípicas nas contas de Flávio, Fabrício Queiroz e ex-assessores da Alerj, suspeitos de devolverem parte do salário que recebiam na Alerj.
Ao contrário de Noronha, Fonseca considerou que, na fase preliminar da investigação, o MP do Rio solicitou os dados sobre Flávio e Queiroz dentro dos canais oficiais de comunicação entre os dois órgãos. A defesa alegava que dados foram pedidos informalmente por e-mail.
“Não houve solicitação de ampliação do RIF por e-mail, muito menos quebra de sigilo bancário”, disse.
Ele também divergiu de Noronha, que acolheu a a alegação da defesa de que as informações foram tão detalhadas que configurariam uma quebra informal do sigilo bancário.
“Os relatórios não indicam extratos bancários, indicam operações específicas relacionadas à investigação, que foi considerada como uma análise preliminar de suspeita. O nível de detalhamento das informações é definido em razão de sua finalidade. O Coaf não tem como informar apenas valores globais, uma vez que sua finalidade diz respeito a operações suspeitas, motivo pelo qual são essas as informações que constam em seu banco de dados, incluindo data, horário, banco, agência, inclusive o terminal utilizado, em função da possibilidade do exame investigativo do fracionamento”, disse.
Ainda faltam os votos de Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)