2 x 1 – Gilmar vota pela suspeição de Moro
Gilmar Mendes acaba de votar pela declaração da suspeição de Sergio Moro no processo do triplex de Lula na Lava Jato...
Gilmar Mendes acaba de votar pela declaração da suspeição de Sergio Moro no processo do triplex de Lula na Lava Jato.
“O exame estreita a inevitável compreensão de que houve de fato a violação do dever de imparcialidade”, afirmou. “A suspeição do julgador se fundamenta em fatos concretos e específicos contra Luiz Inácio Lula da Silva em razão de interesses políticos próprios do ex-juiz Sergio Moro”, disse, depois, na parte final do voto.
Em 2018, quando começou o julgamento, Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram pela rejeição do habeas corpus de Lula.
Em seu voto, hoje, Gilmar defendeu a nulidade dos atos do ex-juiz no processo do triplex (cuja condenação já foi anulada ontem por Edson Fachin) e afirmou que Moro deverá pagar as custas processuais.
Gilmar destacou que a suspeição de Moro no caso de Lula não se estende a outros processos da Lava Jato e que “não impede a eventual abertura de novo processo, com julgador efetivamente imparcial, para aí sim se realizar a verificação dos fatos imputados com o respeito do devido processo legal”.
Ontem, ao anular as condenações de Lula, Edson Fachin determinou que não só o processo do triplex do Guarujá, mas também o do sítio de Atibaia e outros dois ligados ao Instituto Lula sejam encaminhados à Justiça Federal do Distrito Federal.
Após o voto de Gilmar Mendes, a sessão foi suspensa para um intervalo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)